Após os dois terremotos registrados no Oceano Atlântico, especialista descarta risco de tsunami no Rio Grande do Norte
Foto: Reprodução
Dois terremotos considerados de alta magnitudes foram registrados no Oceano Atlântico entre a noite de quinta-feira (27) e a tarde dessa sexta-feira (28). Os sismos foram registrados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). Apesar das intensidades, não há risco de tsunami.
O tremor aconteceu a 6 km de profundidade e um pouco mais perto da capital potiguar, a 943 km de distância.
O coordenador do Labsis, Aderson do Nascimento, explicou que os tremores registrados nessa faixa do oceano são fenômenos naturais que ocorrem na separação entre as placas tectônicas americana e africana. “Você tem o aparecimento dessas grandes zonas de fraturas e de falhas que podem provocar alguns terremotos dessa magnitude”, pontuou.
De acordo com o professor, esses terremotos não apresentam risco de tsunami para o litoral norte-rio-grandense. “O risco de tsunami para esse tipo de falha não existe, porque é só um deslocamento relativo, uma falha deslizando em relação à outra. Nenhum bloco se levanta em relação a outro, que é o caso de um tsunami”, explicou.
Além disso, o coordenador do Labsis esclareceu a razão pela qual não sentimos a terra tremer no RN. “Mesmo essa magnitude considerada alta, acima de 6,5, no caso do segundo, você não consegue sentir aqui em Natal, porque a gente está a quase mil quilômetros de distância”, destacou.
“Agora, a gente tem relatos das pessoas que estão no arquipélago de São Paulo que sentiram bastante o terremoto. É impressionante”, acrescentou.
#Fonte: Portal Tropical
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.