Estudante nordestina de escola pública militar é aprovada na Universidade de Harvard

Foto: Reprodução

O processo, que começou a ser idealizado ainda no 9° ano do ensino fundamental, em 2021, teve um desfecho positivo em dezembro de 2024: a estudante cearense Maria Clara Souza Rocha, de 19 anos, que desde o ensino fundamental é aluna do Colégio Militar de Fortaleza, foi aprovada para cursar graduação na Universidade de Harvard, sediada nos Estados Unidos.

O resultado da aprovação na Universidade de Harvard, relata Maria Clara Souza, chegou nas primeiras semanas de dezembro. Um comunicado enviado por e-mail pelo Comitê de Admissões da instituição informou a aprovação da estudante, moradora do bairro Papicu, em Fortaleza, e egressa da rede pública federal. No entanto, os esforços para a adesão na instituição norteamericana começaram muito antes.

Para conseguir ser admitida em Harvard, a cearense teve que atender uma série de critérios previstos no modelo de seleção norte-americano. Logo, explica, “não bastava o desempenho na sala de aula”, tampouco as realizações “só” do 3° ano do Ensino Médio cursado em 2024. Foi preciso comprovar a participação em uma série de atividades como debates e conferências juvenis. Outro ponto é o domínio da língua inglesa que, segundo ela, desde o fundamental já era foco de seus aprendizados e treinamentos.

“A primeira parte que me chama atenção (na Universidade de Harvard) é o modelo educacional (do ensino superior) dos Estados Unidos. Tem a oportunidade de explorar algo mais amplo, depois seguir para onde você quer realmente focar. Outra coisa é que eu acho muito interessante que são universidades internacionais. Professores de outros países e alunos também. Diferenças de cultura, de como as pessoas enxergam a vida, a política”, destacou a estudante.

Maria Clara detalha que no processo ganhou uma bolsa de 100%, que, segundo ela, cobrirá tanto a anuidade, quanto gastos com moradia e alimentação. “Não temos grandes preocupações com isso, pois no processo para admissão foram analisadas as necessidades financeiras. Fui contemplada com uma bolsa integral da própria instituição de cerca de 91 mil dólares por ano”, acrescenta.




#Fonte: Diário do Nordeste

Estudante nordestina de escola pública militar é aprovada na Universidade de Harvard Estudante nordestina de escola pública militar é aprovada na Universidade de Harvard Reviewed by CanguaretamaDeFato on 16.1.25 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.