
Os bancos de leite humano do Rio Grande do Norte enfrentam uma baixa nos estoques neste final de ano, uma época em que, tradicionalmente, as doações diminuem devido às férias e viagens. A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, uma das principais unidades de coleta e distribuição do estado, é um dos exemplos mais preocupantes: atualmente, de acordo com a enfermeira responsável pelo banco de leite da MEJC, Verônica Feitosa, o estoque conta com apenas 19,2 litros de leite humano, suficientes para apenas três dias, por isso, ela reforça a importância de doação de leite à unidade.
Entre os meses de novembro e dezembro, o estoque de leite na MEJC diminui 33,33%, quando em janeiro o local recebe um total de 270 litros e em novembro o número cai para 180 litros. Enquanto em janeiro são 103 doadoras, em novembro apenas 72 mulheres lactantes doaram para a maternidade.
Segundo Verônica Feitosa, toda mulher que esteja amamentando, em boas condições de saúde e sem utilizar medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. O leite deve ser coletado em frascos de vidro com tampa plástica, devidamente higienizados e armazenado no freezer por até 15 dias. As interessadas podem entrar em contato com o banco de leite da Maternidade pelos telefones (84) 3342-5800 ou pelo whatsapp (84) 99135-8217.
Ao fazer o cadastro, a equipe orienta sobre os cuidados com a coleta e armazenamento, além de agendar a visita do programa “Amigo do Peito”, que recolhe as doações em domicílio.
#Fonte: Tribuna do Norte
RN: Estoque de leite da Maternidade Januário Cicco está em nível crítico
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
19.12.24
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.