Natal atingiu o 17º lugar, uma posição atrás de João Pessoa, no Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2024), que avalia a qualidade de vida nos estados brasileiros e no Distrito Federal, abrangendo todos os 5.570 municípios do país.
O IPS é um instrumento criado por pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, que examina mais de 50 indicadores sociais e ambientais para dar uma nota média a cada localidade. O IPS Brasil foca em três áreas principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, abrangendo 12 componentes, como habitação, saúde, educação, segurança e liberdades individuais.
Em relação às capitais, incluindo Brasília no levantamento, Natal ficou em 17º lugar, perdendo para João Pessoa. Natal teve melhores resultados em moradia (89,63), acesso à informação e comunicação (78,65), água e saneamento (75,71) e nutrição e cuidados médicos básicos (75,12), enquanto enfrenta desafios significativos em saúde e bem-estar (57,13), inclusão social (50,86), segurança pessoal (48,67) e direitos individuais (34,45). A cidade obteve uma pontuação total de 64,45, o quinto melhor desempenho na região Nordeste.
Já o estado do Rio Grande do Norte alcançou a 15ª posição no Índice, com a Paraíba duas posições à frente do RN. O Rio Grande do Norte teve um desempenho notável em áreas como moradia (92,04), qualidade do meio ambiente (66,82), nutrição e cuidados médicos básicos (73,96) e acesso à água e saneamento (71,02). No entanto, os resultados foram menos favoráveis em segurança pessoal (47,36), liberdades individuais (46,76), acesso à educação superior (38,77) e direitos individuais (32,45). Com uma pontuação geral de 59,52, o estado ficou em quarto lugar entre os estados do Nordeste.
Capital potiguar obteve uma pontuação total de 64,45, o quinto melhor desempenho na região Nordeste. Foto: Reprodução#Fonte: Agorarn
Natal Perde Para João Pessoa em Ranking de Qualidade de Vida
Reviewed by Canguaretama De Fato
on
17.7.24
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.