A Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, deverá ganhar um shopping até o fim deste ano, segundo o presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos. A estrutura contará com climatização, praça de alimentação e uma variedade de lojas e funcionará no antigo prédio das Lojas Americanas, na avenida Rio Branco.
O shopping tem previsão para ser lançado até o final deste ano e já tem um mapa da construção, de acordo com Vasconcelos. “Vai ser um shopping grande ali, vai ter ar-condicionado, internet, praça de alimentação. Algumas lojas já estão procurando e algumas franquias já estão procurando se instalar”, contou ele, com exclusividade ao AGORA RN.
“A gente foi buscar o proprietário do prédio com um grupo de investidores de fora, eles trocaram a ideia e vão montar realmente o shopping que vai novamente trazer movimento para aquela área”, relatou.
Para o presidente da Avicen, o clima é de esperança para a melhoria de circulação na Cidade Alta de Natal. Ele espera que moradores e trabalhadores do local possam acessar a estrutura diariamente. “Com certeza isso aí vai trazer muita gente e muito retorno”, completou.
A Cidade Alta viveu um momento de esvaziamento, segundo explicam os comerciantes do bairro, em outras reportagens divulgadas pela imprensa e pelo AGORA RN. De acordo com lojistas e moradores, um dos principais desafios giravam em torno da segurança e aumento da criminalidade. Hoje, a Cidade Alta conta com ronda policial em pontos estratégicos, como a esquina da rua João Pessoa.
O Centro Histórico de Natal também enfrentou um período de declínio econômico, com edifícios subutilizados e empresários desistindo de suas atividades comerciais locais.
Na Cidade Alta, rua João Pessoa passa por revitalização
Requalificar para atrair turistas e natalenses para o centro histórico da capital potiguar é o objetivo da obra de revitalização da rua João Pessoa, localizada no bairro da Cidade Alta. A iniciativa da Prefeitura do Natal busca aumentar o tráfego de pessoas no local, além de promover um espaço de convivência para quem visita.
Rodrigo Vasconcelos, da Avicen, diz que o objetivo do projeto é fazer com que a rua João Pessoa seja um novo ponto turístico no centro de Natal. “Vivemos um momento de esvaziamento da Cidade Alta por vários motivos e esta obra tem tudo para ser o pontapé inicial para uma nova cidade. Muitos estão desacreditados e essa rua revitalizada será a nossa salvação”, afirmou.
Com o investimento na fase inicial com cerca de R$ 2,5 milhões, a requalificação da rua João Pessoa inclui obras de asfalto, que terá um trecho com um piso reformado entre a rua Princesa Isabel e a avenida Rio Branco, parte que deverá ser totalmente fechada para veículos com o objetivo de realizar eventos no local. Uma cobertura também deve ser instalada ao longo deste trecho, além de contar com ambientes de convivência, mobilidade e acessibilidade.
Um dos planos da Prefeitura é arborizar a rua com a instalação de caramanchões – uma cobertura arvorada e que tem o objetivo de servir como ponto de descanso e circulação. O local ainda deverá ter um espaço lúdico para crianças.
Revitalização do Centro Histórico já foi debatida em audiências públicas
A Câmara Municipal de Natal foi palco de debates sobre o centro comercial da cidade em audiência pública, assim como a Assembleia Legislativa do RN, que discutiu a necessidade de falar sobre alternativas para a revitalização econômica do local.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Lucena, ressaltou a importância de unir esforços para resolver os desafios econômicos enfrentados pela região histórica. “O Centro da Cidade é um importante centro comercial da nossa capital. Precisamos com urgência nos unir ao Viva o Centro, aos empresários da região e ao poder público para dar as condições e infraestrutura necessária para que a economia continue ativa, gerando negócios e emprego no centro”, disse.
#Fonte: Agorarn
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.