Educação em Tempo Integral Vai Fortalecer Desenvolvimento Social de Alunos no RN, Dizem especialistas
Entre outros pontos, especialistas indicam que ensino em tempo integral trará impactos positivos para os estudantes, como a ocorrência de um contato maior com os professores - Foto: Reprodução
Com a sanção da lei que estabelece a Política de Educação em Tempo Integral na rede estadual de ensino, as escolas devem ter jornada escolar ampliada no Rio Grande do Norte.
Professora do Centro de Educação (CE) da UFRN e membro do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado, Rute Alves conta que a Lei 11.804/2024 tem a perspectiva de ampliar a estrutura curricular das escolas com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento integral dos alunos. “Para isso faz-se necessário considerar as diferentes dimensões dos sujeitos, ou seja, as dimensões artística, cognitiva, cultural, emocional, física e política. A educação escolar deve favorecer o respeito às diferenças, o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo estudantil”, disse.
Para Rute, o ensino em tempo integral também influencia no desenvolvimento social dos estudantes e auxilia para que eles possam ter um maior alcance das potencialidades de cada aluno, além de promover a inclusão de estudantes com deficiência. “A formação humana, em seu sentido pleno, trabalha a construção de uma sociedade mais consciente na direção da responsabilidade e sustentabilidade de forma ampla, a compreensão sobre seus direitos e papel social”, completou.
No entanto, com a medida também existem possíveis dificuldades a serem enfrentadas pelos professores e escolas da rede pública. Rute Alves cita, entre eles, o desafio estrutural das instituições de ensino. “As escolas não foram construídas para atender turno único e também vejo a dimensão formativa, pois a concepção de educação na perspectiva integral ainda é carente de discussão e aprofundamento nos currículos acadêmicos e, consequentemente, na prática educativa”, afirmou.
Ela destaca que é essencial ter uma melhoria de condições estruturais das escolas, bem como promover a formação adequada de gestores e educadores que atuam na comunidade escolar. “Ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola não significa manter os alunos por sete, oito horas presos em salas de aulas, mas possibilitar as trocas e interações com os territórios. As parcerias intersetoriais e o uso do território são estratégias importantes para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e humanizadora”, finalizou.
Professor da rede estadual de ensino e membro titular da comissão que redigiu a minuta de Lei das Escolas de Tempo Integral no estado, Hemerson Medeiros afirma que um outro desafio para que as escolas tenham jornada ampliada é o financiamento direto, que leva em consideração a quantidade de alunos na escola. “Em uma escola integral, o número de estudantes é mais reduzido do que uma escola regular, levando a um subfinanciamento ao longo dos anos, gerando sucateamento das estruturas escolares e dificuldade nas manutenções de capital e custeio”.
Hemerson defende, no entanto, que os impactos serão positivos para os estudantes, que poderão ter um contato maior com os professores. “Oportuniza também uma maior interação entre os próprios estudantes, favorecendo estudos em grupos, projetos, clubes e afins. Uma maior interação e integração na escola permite ao jovem uma maior vivência, não só em sala de aula, mas nos diversos espaços de convivência que, o tempo maior na escola, oportuniza. A escola integral também trabalha com a expectativa do jovem autônomo”, declarou.
Ele disse, ainda, que o governo estadual garantiu que haverá fomento por parte do governo federal e argumentou que os recursos devem ser “melhor gerenciados para que se cheguem com mais celeridade nas escolas para garantir melhorias na infraestrutura, no financiamento direto e na formação continuada de toda a equipe escolar”.
#Fonte: Agorarn
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.