Vacina experimental contra o HIV desencadeia anticorpos “indescritíveis e essenciais”, dizem cientistas


Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma vacina experimental contra a Aids, ou vírus da imunodeficiência humana (HIV), desenvolvida pela Universidade Duke, nos Estados Unidos obteve sucesso contra a doença ao desencadear um tipo “indescritível e essencial” de anticorpos neutralizantes, segundo pesquisadores. A descoberta foi publicada nesta sexta-feira (17) na revista científica Cell.

Os achados, baseados em um ensaio clínico de fase 1 feito em humanos, mostram que a vacina não somente é capaz de produzir anticorpos eficientes mas também pode iniciar o processo dentro de semanas, desencadeando uma resposta imunitária essencial com apenas duas doses.

Vinte pessoas saudáveis e soronegativas para o HIV foram participantes no ensaio. Quinze participantes receberam duas das quatro doses planejadas da vacina experimental e cinco receberam três doses. Depois de apenas duas imunizações, a vacina apresentou uma taxa de resposta sérica de 95% e uma taxa de resposta de células T CD4 + no sangue de 100%, duas medidas principais que demonstraram a ativação imunológica.

Além disso, outras características observadas no imunizante se mostraram promissoras. Uma delas foi a maneiras como as células imunizadas cruciais permaneceram em um desenvolvimento que lhes permitiu continuar a adquirir mutações, para que pudessem evoluir juntamente com o vírus em constante mudança.

Com duas aplicações a vacina apresentou uma taxa de resposta sérica de 95% e uma taxa de resposta de células T CD4 + no sangue de 100%, duas medidas principais que demonstraram a ativação imunológica. Isso comprova que os anticorpos neutralizantes contra a Aids conseguem ser induzidos em humanos através da vacinação, de acordo com a equipe.

No entanto, a equipe de pesquisa pretende criar uma resposta mais robusta, já que uma vacina contra o HIV com alta eficácia terá provavelmente pelo menos três componentes direcionados a regiões diferentes.

Vacina experimental contra o HIV desencadeia anticorpos “indescritíveis e essenciais”, dizem cientistas Vacina experimental contra o HIV desencadeia anticorpos “indescritíveis e essenciais”, dizem cientistas Reviewed by CanguaretamaDeFato on 19.5.24 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.