RN: Automedicação Pode Agravar Quadro da Dengue; Saiba O Que Não Pode Tomar

Diante do desconforto com os sintomas da dengue, como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos e até sangramento, pessoas acometidas com a doença recorrem a medicamentos de venda livre, ou seja, cujo acesso não requer receita médica, em busca de algum alívio. A prática, no entanto, pode agravar o quadro do doente, se o remédio for contraindicado para casos de dengue ou a dosagem seja superior ao recomendado.

O infectologista Igor Queiroz, professor do Departamento de Infectologia da UFRN, explicou que, em pacientes com febre aguda e suspeita de dengue, o uso de alguns medicamentos são altamente contraindicados, pois aumentam o risco de sangramento. É o caso de antiinflamatórios não esteroidais, como diclofenaco, nimesulida, meloxicam e tenoxicam, e corticosteróides, como a prednisona, prednisolona e o AAS.

Para pessoas em quadro febril e com suspeita de infecção pela doença, a recomendação médica é o uso de medicamentos para conter os sintomas mais leves, como paracetamol ou dipirona. Respeitando as alergias, a dosagem máxima de 3 gramas de paracetamol e a frequência de aplicação. “A automedicação em caso de dente deve ser evitada, mas a medicação sintomática pode ser tomada com segurança. Dipirona e paracetamol a cada 6 horas são seguros e podem controlar os sintomas da dengue”, explicou o médico. Febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, náusea e dor muscular são alguns dos sinais mais comuns da doença.

Segundo Igor Queiroz, a maioria dos casos de dengue são acompanhados de poucos sintomas e podem ser tratadosem casa, desde que o paciente mantenha-se bem hidratado e faça uso moderado das medicações. “Nem todo mundo precisa ir para uma unidade de saúde. Deve-se hidratar bastante, bebendo por volta de 60 ml de líquido por quilo corporal, água, chá, suco, água de coco, soro caseiro”, explicou o infectologista. Uma pessoa com 80 kg, por exemplo, deve beber 4800 ml, o que corresponde a 4,8 l de líquido por dia.

Pessoas enquadradas em grupos de risco, como gestantes, idosos, imunodeprimidos, cardiopatas e pneumopatas, no entanto, devem procurar atendimento médico assim que os primeiros sintomas de dengue aparecerem, pois estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de fases mais graves da doença.
“Dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramentos de mucosa, intestinal ou genital, pressão baixa, tontura ao se levantar, pele fria e pegajosa, são sinais de que há descompensação da dengue, evoluindo para um quadro mais grave”, enumerou Igor Queiroz. Sintomas como esses acionam o sinal de alerta e qualquer pessoa que tenha um ou mais desses sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente.

Com 700 casos notificados, Natal decreta estado de emergência

O município de Natal registrou 692 casos de arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya) entre janeiro e fevereiro, dos quais 90% são ocorrências de dengue, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que desenhou ainda o perfil epidemiológico das arboviroses. Dentre os 692 casos notificados, 655, ou seja 90,2% eram casos prováveis de dengue, chikungunya, 8,1% e 1,7% de Zika. Diante disso, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) decretou situação de emergência em saúde no último sábado 2.

 

 

 

#Fonte: agorarn

RN: Automedicação Pode Agravar Quadro da Dengue; Saiba O Que Não Pode Tomar RN: Automedicação Pode Agravar Quadro da Dengue; Saiba O Que Não Pode Tomar Reviewed by CanguaretamaDeFato on 5.3.24 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.