Diario de Pernambuco/Reprodução
Unidades de saúde de Alagoas e Pernambuco atenderam, esta semana, 538 pessoas que se intoxicaram após tomar banho de mar em águas supostamente contaminada com o fenômeno da maré vermelha.
Tanto em Pernambuco quanto em Alagoas, os pacientes apresentaram os seguintes sintomas:
- Dor abdominal, de cabeça e no corpo / mal-estar / náusea / vômitos / irritação nos olhos, na garganta e na pele
Outros possíveis sintomas do contato com águas contaminadas são, de acordo com o IMA: diarreia, falta de ar e olhos secos
As autoridades de saúde identificaram que os 278 casos suspeitos de intoxicação em Pernambuco estão possivelmente relacionados à maré vermelha, fenômeno provocado pelo crescimento excessivo de algas que liberam ou não toxinas.
Essa floração nociva de algas é provocada por fatores como aumento da temperatura do mar, alterações na salinidade da água e excesso de nutrientes.
Além de outros fatores, a carga orgânica elevada em efluentes domésticos também pode contribuir para o nascimento e o tempo de permanência dessas “florestas” de algas, com durações variáves entre 12h e 48h.
Em Pernambuco, a cidade afetada foi Tamandaré, litoral sul do estado, onde fica a famosa praia dos Carneiros. Entre 26 e 30 de janeiro, 278 pacientes foram atendidos no Hospital com casos suspeitos
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.