STF Confirma Resolução do TSE Que Acelera Retirada de Fake news Durante o Período Eleitoral

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em sessão virtual, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apoiou a constitucionalidade de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que visa acelerar a remoção de fake news das redes sociais durante as eleições. Essa decisão segue a linha de raciocínio do relator do caso, o ministro Edson Fachin, que defendeu a validade da norma e a manutenção de sua aplicação.

Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Tóffoli e Luís Roberto Barroso também votaram favoravelmente, enquanto os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Luiz Fux ainda não emitiram seus votos, segundo reportagem do Globo.

O texto da resolução contempla medidas como a exigência de que o TSE possa ordenar que redes sociais e campanhas removam links contendo fake news em até duas horas. Além disso, estabelece a proibição de propaganda eleitoral paga na internet 48 horas antes e 24 horas após as eleições. Durante o período eleitoral do ano passado, Fachin já havia negado um pedido de liminar para suspender a aplicação desta resolução, decisão que foi mantida pelo plenário do STF.

 

 

 

STF Confirma Resolução do TSE Que Acelera Retirada de Fake news Durante o Período Eleitoral STF Confirma Resolução do TSE Que Acelera Retirada de Fake news Durante o Período Eleitoral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 18.12.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.