O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou, por unanimidade, a proposta de criação e o projeto pedagógico do Curso Superior de Bacharelado em Relações Internacionais, na modalidade presencial, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na manhã desta terça-feira, 26 de setembro. O objetivo é formar profissionais aptos a exercer atividades com interface internacional nas esferas públicas e privadas, por meio de uma formação ampla e interdisciplinar, com ancoragem nos campos das Ciências Sociais e Humanas Aplicadas.
Conforme a proposta do curso, o bacharelado surge da necessidade de expansão das atividades e alcance da formação em nível de graduação, por áreas tradicionais e inovadoras, diante da complexidade do mundo contemporâneo, além de ser também uma estratégia de internacionalização da UFRN. Alguns campos de atuação possíveis para os profissionais de Relações Internacionais são: comércio exterior, turismo internacional, energias renováveis, cooperação internacional e desenvolvimento, setor portuário, investimentos estrangeiros, entre outros.
A diretora do CCSA, Maria Lussieu da Silva, comemorou a criação de mais um curso vinculado ao Centro e destacou a relevância da nova graduação, a qual “chega para atender às demandas do mundo global e interconectado, que necessita de profissionais com uma visão mais internacionalizada. Isso será muito importante para a UFRN”, disse. A mesma opinião foi compartilhada pelo vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda. “Parabenizo os professores envolvidos e desejo que o curso tenha muito sucesso”, finalizou.
Com a oferta de 50 vagas anuais para estudantes, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o bacharelado em Relações Internacionais funcionará no turno vespertino; terá 2.700 horas/aula, correspondendo ao período de oito a doze semestres para integralização; e funcionará em infraestruturas exclusivas e também compartilhadas com demais cursos do CCSA, bem como de outros setores da UFRN.
#Fonte: Agorarn
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.