RN: Casa da Estudante É Entregue Após Obras de Recuperação


Casa da Estudante - Foto: Mariana Jardim (Assecom SIN)


É a primeira vez que uma obra desse porte é realizada desde a construção do prédio, que data de 1926

Nesta quarta-feira 13, foi realizada a vistoria final das obras de recuperação da Casa da Estudante, em Natal pelo Gustavo Coêlho (secretário da Infraestrutura) e Gabriel Medeiros (subsecretário de Juventude da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos). O Governo do Estado investiu cerca de R$450 mil na reforma e requalificação do imóvel que, pela primeira vez desde a sua construção, recebeu uma intervenção desse porte.

O prédio, que passou a abrigar mulheres estudantes de todo o estado a partir de 1977, foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 2004. Durante a pandemia de Covid-19, com a necessidade de isolamento social e a adoção do modelo de aulas remotas, as estudantes que moravam no local retornaram para suas cidades de origem e a Casa acabou ficando desocupada.

Mesmo não sendo um equipamento público e tendo sua gestão realizada por associações estudantis, o Governo do Estado reconhece a importância e a relevância do serviço prestado por espaços como as Casas de Estudante e, por isso, realizou tal intervenção para evitar a deterioração do local.

“Mais uma ação do governo Fátima Bezerra em defesa da Educação do Rio Grande do Norte, que envolveu três secretarias (SIN, SEMJIDH e SEEC) e traz mais cidadania e dignidade para a nossa juventude”, afirmou Gustavo Coêlho.

A obra recuperou aspectos estruturais do prédio, tais quais instalações elétricas e hidráulicas, além de realizar a reforma das fachadas e de todos os cômodos, garantindo a capacidade de disponibilizar 72 vagas de alojamento.


“Essa obra tem uma importância enorme, é recuperar um patrimônio das jovens mulheres potiguares e esse espaço para a garantia da permanência estudantil. Muita alegria de receber essas chaves e agora é esperar os próximos momentos de recebimento do mobiliário, terminar de equipar e deixar pronta para uso das estudantes potiguares”, destacou Gabriel Medeiros.
Processo Licitatório

O processo licitatório para mobiliário e equipamentos está em curso, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), e a previsão é que a Casa da Estudante volte a funcionar como moradia estudantil a partir do início do ano que vem. Enquanto isso, a expectativa é ocupar o local ainda esse ano com ações de formação e capacitação voltadas para a juventude.








#Fonte: Agorarn












RN: Casa da Estudante É Entregue Após Obras de Recuperação RN: Casa da Estudante É Entregue Após Obras de Recuperação Reviewed by CanguaretamaDeFato on 14.9.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.