Presidente Lula Volta às Obras de Transposição do Rio São Francisco no RN

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vistoriam a obra do Ramal do Apodi, uma das estruturas do Programa de Integração do São Francisco (Pisf). Quando concluído, em 2025, o ramal vai beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Com a ida ao Rio Grande do Norte, o presidente Lula retoma a agenda de visitas de acompanhamento das obras da transposição do rio São Francisco, iniciadas no seu segundo mandato, em 2007. O Pisf tem, hoje, 98,9% de execução e é um dos marcos e prioridades dos governos do presidente. Ao ser concluído, o projeto vai levar água a 12 milhões de pessoas que vivem em 390 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Ramal do Apodi teve sua obra iniciada há dois anos. Hoje, 27% de sua execução já foi concluída. A previsão é que o empreendimento se estenda por 52 meses, a contar do seu início, e a visita desta sexta-feira marca justamente a metade do tempo estimado para sua conclusão. No município de Major Sales, o ramal receberá um túnel de 6,3 quilômetros de extensão, ligando a Paraíba ao Rio Grande do Norte, único estado ainda não atendido diretamente pela infraestrutura física do Pisf.

A obra a ser visitada pelo presidente e pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – lançado pelo Governo Federal no dia 14 de agosto último – no eixo Água Para Todos, com orçamento total de R$ 31 bilhões. O eixo tem quatro subeixos: Abastecimento de Água, Infraestrutura Hídrica, Água Para Quem Mais Precisa e Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Na cerimônia desta sexta-feira, marcada para as 14h30, além do presidente Lula e do ministro Waldez, estarão presentes a primeira-dama, Janja Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Serviço

Onde:

No Rio Grande do Norte, Lula e o ministro Waldez Góes fazem a primeira visita à obra do programa de transposição do São Francisco do terceiro mandato do presidente

Pra quem?

Quando concluído em 2025, o Ramal do Apodi vai beneficiar 750 mil pessoas em 13 municípios. Os mapas abaixo mostram a região beneficiada pelo Ramal.

O programa da transposição do São Francisco beneficiará 12 milhões de pessoas.

Por que é importante:

É um dos ramais da transposição que leva água para consumo humano, para agropecuária e pro desenvolvimento de toda a região

O que tem de novo:

Com o Ramal, o Rio Grande do Norte passa a integrar a estrutura física do Programa de Integração do Rio São Francisco.

No município potiguar de Major Sales, haverá um túnel que liga a Paraíba e o Rio Grande do Norte, que é parte da estrutura do Ramal do Apodi.

 

 

 

#Fonte: Agorarn

Presidente Lula Volta às Obras de Transposição do Rio São Francisco no RN  Presidente Lula Volta às Obras de Transposição do Rio São Francisco no RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 2.9.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.