Embora alguns membros da bancada federal do Rio Grande do Norte ainda não afirmem com todas as letras que integram a base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, votações importantes que ocorreram nos últimos meses mostram que alguns parlamentares, antes bolsonaristas de primeira hora, hoje fazem parte de um grupo que dá sustentação ao governo petista e ajuda a aprovar projetos de interesse do Planalto.
A mudança na conduta dos parlamentares se deu após as fortes articulações por parte do Governo Federal, que tem feito nos últimos meses uma força-tarefa para ampliar a base governista, algo necessário para a aprovação de projetos importantes para a gestão.
Com isso, dos 11 parlamentares federais do RN – oito deputados e três senadores -, o governo Lula tem contado com o apoio de pelo menos sete nas principais votações ocorridas nos últimos meses.
Foi assim com relação ao União Brasil, partido que tem dois deputados no RN: Paulinho Freire e Benes Leocádio. Ambos apoiaram, fizeram campanha e ainda hoje falam bem do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na prática, porém, eles têm votado a favor dos projetos tidos como prioritários pelo governo.
O União Brasil tem três ministérios na gestão petista (Integração Nacional, Turismo e Comunicações). Apesar do generoso espaço na Esplanada dos Ministérios, deputados da legenda não garantem a totalidade dos 59 votos da bancada em pautas do governo e dizem se manter independentes.
No caso de Paulinho e Benes, em maio passado ambos foram favoráveis ao Arcabouço Fiscal para as contas da União, que substituiu o teto de gastos.
Ainda em maio, no fim do mês, os dois parlamentares divergiram do governo e votaram a favor do marco temporal das terras indígenas, projeto que define a demarcação apenas de terras que já eram ocupadas por povos indígenas até a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Já com relação à Reforma Tributária, um dos projetos que demandaram maior esforço do governo, os dois parlamentares do União Brasil no RN foram favoráveis, confirmando o apoio e integração à base governista.
#Fonte: Agorarn
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.