O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira (5) o pedido de renúncia apresentado por Dom Jaime Vieira Rocha e nomeou, como novo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, até então bispo da Diocese do Bom Jesus da Lapa (BA).
Ao completar 75 anos de idade, em 30 de março de 2022, Dom Jaime encaminhou o pedido de renúncia ao Papa Francisco. Desde então, aguardava a nomeação de um sucessor.
“A partir de agora, ele prossegue como administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, até a posse do seu sucessor”, informou a Arquidiocese.
A posse do novo arcebispo está prevista para o dia 29 de setembro.
O primeiro arcebispo metropolitano de Natal, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, também era baiano. Desde a sucessão dele, por mais de 60 anos, todos os arcebispos de Natal eram potiguares – pessoas nascidas no Rio Grande do Norte.
Novo Arcebispo
Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961, no município de Dário Meira (BA). O ciclo inicial de sua formação ocorreu na cidade natal. Concluiu o bacharelado em Filosofia, no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG) e concluiu o bacharelado em Teologia, no Instituto de Ilhéus (BA). Fez mestrado e doutorado, em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
O religioso foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), no dia 14 de dezembro de 2011. Como lema episcopal escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece).
Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou Dom João como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), função que exerceu até agora, quando foi transferido para a Arquidiocese de Natal.
#Fonte: G1/RN.
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.