O mês de maio foi concluído no Rio Grande do Norte com redução no total de mortes violentas. No quinto mês do ano, a queda foi de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em relação ao acumulado no ano, o RN apresenta uma diminuição de 12% em relação aos cinco primeiros meses de 2022.
De acordo com os dados divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em maio do ano passado foram registrados 91 homicídios em todo o estado. Em maio deste ano, foram 76 ocorrências de mortes violentas, o que representa redução de 16,5%.
No acumulado, de janeiro a maio em 2022, foram 497 mortes violentas contra 439 casos no mesmo período deste ano, o que dá uma queda de 12% no total de CVLIs.
Redução nas maiores cidades do RN
- Natal: – 27%
Janeiro a maio 2022: 111
Janeiro a maio 2023: 81 - Mossoró: – 40,6%
Janeiro a maio 2022: 64
Janeiro a maio 2023: 38 - Parnamirim: – 50%
Janeiro a maio 2022: 24
Janeiro a maio 2023: 12 - São Gonçalo do Amarante: – 33,3%
Janeiro a maio 2022: 21
Janeiro a maio 2023: 14 - Macaíba: – 6,7%
Janeiro a maio 2022: 15
Janeiro a maio 2023: 14
Natal, no RN, é a 2ª capital do Nordeste com maior redução de mortes violentas
Na capital potiguar, a queda no quadrimestre foi de 28,3%, ficando atrás apenas de São Luís, no Maranhão, onde a redução foi de 35,3%. As capitais João Pessoa, na Paraíba, e Maceió, em Alagoas, foram as duas capitais do Nordeste onde houve aumento da violência, com acréscimo de 1,4% e 8% respectivamente.
No Rio Grande do Norte, são consideradas CVLIs os homicídios dolosos (onde há a intenção de matar), feminicídios (mortes de mulheres por questão de gênero), latrocínios (roubos seguidos de morte), ações típicas de Estado (mortes em confronto com forças policiais) e lesões corporais seguidas de morte.
Em alguns estados do Nordeste, como o Ceará, Maranhão, Sergipe e Bahia, por exemplo, as mortes em decorrência de intervenção policial não são contabilizadas como CVLIs.
Os números de CVLIs no Nordeste foram apresentados pelas Secretarias da Segurança Pública e da Defesa Social de cada estado. No RN, os dados são contabilizados e aferidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da SESED.
#Fonte: Agorarn
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.