Papa Francisco vai passar por cirurgia de emergência na região abdominal



O papa Francisco, 86, será submetido nesta quarta-feira 7 a uma cirurgia de emergência, com anestesia geral, no Hospital A. Gemelli, em Roma, em razão de risco de obstrução intestinal, anunciou o Vaticano.

O pontífice deverá ficar internado por “vários dias” para se recuperar do pós-operatório. Os procedimentos incluem uma laparotomia, que consiste na abertura cirúrgica da cavidade abdominal, e uma operação plástica para reconstruir com prótese a parede abdominal.

Assim, segundo o Vaticano, a agenda do papa será cancelada até 18 de junho. Nos próximos meses, está previsto um encontro do pontífice com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em julho. Depois, ele pretende visitar Portugal de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, e o Santuário de Fátima. Em 31 de agosto, o argentino tem viagem marcada à Mongólia.

Trata-se da segunda cirurgia que o papa realiza na região abdominal em dois anos. Francisco sofre de diverticulite, doença que pode infectar ou inflamar o cólon, e foi operado em julho de 2021 para remover parte do intestino. Na ocasião, 33 centímetros do órgão foram retirados. Meses atrás, o pontífice disse que a condição havia retornado e estava gerando ganho de peso, mas que não era fonte de preocupação.

A nova cirurgia levanta preocupações sobre as condições de saúde do papa, que tem tido problemas frequentes. O anúncio do Vaticano acontece um dia após o pontífice ir a um hospital, também em Roma ele ficou no local por 40 minutos para uma bateria de exames, cujos detalhes não foram revelados.


De acordo com o comunicado da Igreja Católica, a cirurgia já estava nos planos da equipe médica e se mostrou necessária devido ao agravamento dos sintomas apresentados pelo argentino. Francisco ficará internado “para permitir o normal decurso pós-operatório e a plena retomada funcional”.

“A operação, preparada nos últimos dias pela equipe médica que atende o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma hérnia incisional que provoca síndromes de obstrução recorrentes, dolorosas e em vias de agravamento”, afirma trecho do comunicado.

O papa chegou ao centro médico por volta das 11h30 (6h30 em Brasília) a hora marcada para o início da cirurgia e sua duração não foram divulgadas. Após o procedimento, ele deverá ficar internado no 10º andar do hospital Gemelli, no mesmo quarto usado por João Paulo 2º, operado várias vezes na unidade.

Mais cedo, pela manhã, o argentino participou da audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano. Ele aparentou bom humor e não fez nenhuma menção ao procedimento cirúrgico.

A cirurgia será feita para reparar uma laparocele, um tipo de hérnia que se forma pela falha da cicatrização de uma operação anterior. No caso de Francisco, o procedimento para tratar de diverticulite, feito em 2021, é apontado como o provável fator que levou ao quadro atual.

Sérgio Henrique Bastos Damous, cirurgião e diretor da emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, afirma que a cirurgia à qual o papa será submetido é complexa, mas as complicações, incomuns. Ele explica que o surgimento da chamada hérnia incisional acontece quando há rompimento dos tecidos do abdômen.

“De qualquer forma, a cirurgia é delicada e de grande porte, com manipulação de vísceras e reconstrução de parede abdominal”, diz o médico, acrescentando que operações do tipo costumam levar de 2 a 4 horas.



#Fonte: Folhapress

Papa Francisco vai passar por cirurgia de emergência na região abdominal Papa Francisco vai passar por cirurgia de emergência na região abdominal Reviewed by CanguaretamaDeFato on 7.6.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.