Foto: Edinaldo Moreno/Secom/PMM
O Rio Grande do Norte iniciou na última segunda-feira (19) o “Arraiá da Vacinação”, uma campanha de imunização contra a influenza, que visa diminuir o número de internações por vírus respiratórios, principalmente no público infantil. A mobilização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acontece em todo o estado até o dia 30 de junho.
Disponível em unidades de saúde de toda a rede estadual para pessoas acima dos seis meses de idade, a aplicação dos imunizantes tem objetiva reduzir a demanda dos hospitais pediátricos e, consequentemente, desafogar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.
A campanha, que também vai alertar para a prevenção aos vírus por meio de outras ações, como lavagem das mãos e dicas de biossegurança, planeja aumentar a cobertura vacinal da população contra a influenza, que até o momento é menor que 40%
Em todo o Rio Grande do Norte, apenas 350.844 potiguares receberam a dose do imunizante. Entre as crianças de seis meses a cinco anos, grupo prioritário para a vacinação, apenas 30% estão vacinadas.
Segundo a Sesap, a meta é que a vacinação contra a influenza alcance 90% da população.
Formas de prevenção:
- Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
- Evitar o contato com pessoas doentes;
- Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz após ter tocado em objetos de uso coletivo;
- Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;
- Cobrir sempre o nariz ao tossir e espirrar com um lenço descartável (nunca com as mãos);
- Se estiver doente utilize máscara;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas.
#Fonte: g1/RN
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.