Professores do RN Entram em Greve por Tempo Indeterminado

Os professores da rede pública estadual decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Apesar do esforço do Governo do RN para desmobilizar o movimento, a última proposta enviada pela administração estadual acerca do piso salarial dos professores não agradou a categoria, que optou pela greve, após assembleia realizada na tarde desta sexta-feira 3, na Escola Estadual Winston Churchill.

A nova proposta para atualizar o piso salarial de 2023 da Rede Estadual foi apresentada pelo Governo na última terça-feira 28, um dia após a aprovação de um indicativo de greve por parte dos profissionais da educação. O desejo do governo, conforme a última proposta, era implementar os 14,95% no mês de março, mais o retroativo de janeiro e fevereiro para os professores que recebem abaixo do valor do piso.

Para os demais, incluindo aposentados e pensionistas, a ideia da governadora Fátima Bezerra (PT) era implementar 6,5% em maio e 7,93% em dezembro, com retroativo pago em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024. A proposta, no entanto, foi rechaçada pela categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte) esperava que a Secretaria de Educação do RN apresentasse uma nova proposta, o que não ocorreu.

De acordo com a Coordenadora Geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a justificativa para a aprovação da greve foi que a proposta do governo é insuficiente. “A analise da categoria é que o governo tem condições de apresentar uma proposta que seja admitida, apesar de ter havido uma melhoria de 6,5% para o mês de maio para quem ganha acima do piso e 7,93% em dezembro, a categoria rejeitou a proposta porque entende que há um distanciamento muito grande entre os meses para integralizar o piso”, disse.

Além disso, Fátima Cardoso explicou a reportagem que o sindicato também está pleiteando o envio de três projetos de lei dentro dessa pauta para a Assembleia Legislativa. São eles: Escolas em tempo integral; Porte das escolas que traz o aumento da gratificação de diretor e vice diretor e o plano de carreira dos funcionários.

A coordenadora ainda relembrou que o concurso público que já foi dado a resposta, “a partir de março será constituída a comissão e nós estaremos participando da comissão do concurso público”

“Segunda-feira haverá o retorno dos professores as escolas para conversar com os pais e estudantes porque não podemos ignorar a comunidade escolar. Então a partir de terça-feira temos a greve iniciada por tempo indeterminado, aguardando a audiência e negociações e que a gente possa sair do movimento com nossos ganhos e com a categoria satisfeita a partir da luta realizada”, finalizou a coordenadora.

PISO
O pagamento do piso nacional dos professores é uma política profissional prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Em cumprimento à Lei nº 11.738 de 2008, desde janeiro desse ano nenhum professor da educação básica pode ter vencimento abaixo do valor mínimo, que atualmente é de R$ 4.420,55, ante os R$ 3.845,63 que valia para o ano passado.

A Portaria nº 17, que estabeleceu o reajuste de 14,95% no piso salarial dos professores, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), já no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 17 de janeiro.

O piso nacional dos professores é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para uma jornada máxima de 40 horas semanais.

 

 

 

#Fonte: Agorarn

Professores do RN Entram em Greve por Tempo Indeterminado  Professores do RN Entram em Greve por Tempo Indeterminado Reviewed by CanguaretamaDeFato on 4.3.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.