Governo do RN Amplia Educação em Tempo Integral

O Governo do RN amplia a quantidade de vagas da educação em tempo integral e, ao longo deste ano, ao menos 25 mil estudantes serão contemplados. A meta é implantar essa modalidade em metade das escolas estaduais até 2025, o que permitirá um número de beneficiados ainda maior. O número dessas escolas sai de 92 para 150 a partir de 13 de fevereiro, data do início do ano letivo de 2023.

Durante a abertura do seminário “Formação Inicial para as Unidades Escolares em Tempo Integral”, em Natal, a secretária estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, informou que uma das ideias é criar incentivo financeiro para a cultura e o esporte dentro das escolas em tempo integral, depois de ouvir sugestão de um aluno no interior do Rio Grande do Norte: “Nós temos um potencial instalado, que precisamos desenvolver. Não dá para pensar em educação em tempo integral se não proporcionar essas questões, que vão fortalecer o ensino”.

A secretária disse que é preciso fortalecer cada vez mais o regime de colaboração entre estado e municípios. “Estou convencida de que só vamos mudar o nível de aprendizagem dos alunos se houver uma colaboração entre estado e municípios, e o estado liderar um grande movimento pela recomposição da aprendizagem dos alunos.”

Socorro Batista ainda reforçou a necessidade de uma parceria com os municípios, a partir de sugestão da presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), Joária de Araújo Vieira: “Precisamos institucionalizar melhor essa parceria, fazer um encontro para trazer os 167 secretários municipais de Educação a Natal e firmar um pacto.”

A coordenadora estadual de Desenvolvimento Escolar Glauciane Pinheiro Andrade informou que existem 20 escolas de ensino fundamental em tempo integral, número que será ampliado para 55.

Às de ensino médio são 72 e agora serão 95. Segundo ela, o seminário é parte do “processo de formação para que todos conheçam a proposta curricular das escolas em tempo integral”.

A partir daí, acrescentou Glauciane Pinheiro, a comunidade escolar “pode ir trabalhando o início do ano letivo com professores e estudantes, informando como é essa proposta e ir implantando durante todo o ano de 2023”.

Formacao Inicial 2023 Educacao RM 5
Abertura do seminário “Formação Inicial para as Unidades Escolares em Tempo Integral” debateu incentivos para educação – Foto: Raiane Miranda / Governo do RN

O subsecretário de Educação do RN, Álvaro Luiz Bezerra, disse que o programa de educação em período integral no Rio Grande do Norte está tendo expansão gradual e constante, “mas faremos o máximo para que isso aconteça da melhor forma”, vez que a ampliação das escolas em regime de tempo integral “é muito mais do que uma vontade da Secretaria da Educação, é um programa realmente de governo, porque a governadora Fátima Bezerra fala constantemente sobre a necessidade da ampliação do número das escolas de tempo integral”.

Governo do RN Amplia Educação em Tempo Integral  Governo do RN Amplia Educação em Tempo Integral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 11.2.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.