SE VACINE!! Covid-19: Sesap Diz que Vacinação Diminuiu em Mais de Quatro Vezes a Taxa de Letalidade no RN
Elisa Elsie
Um estudo do Comitê de Especialistas para o Enfrentamento da Pandemia
pela Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforçou o
impacto da vacinção no combate à pandemia. De acordo com a análise, a
comparação entre as taxas de letalidade do atual momento da pandemia no
Rio Grande do Norte e a primeira onda, em 2020, aponta para um índice
4,7 vezes menor nesta onda. Caso os índices fossem iguais, 505 vidas a
mais teriam sido perdidas este ano para a covid-19, conclui o estudo.
Segundo o levantamento feito pelo Comitê e a avaliação dos dados feita pelo professor Ângelo Roncalli, na atual onda (dez/2021 a jan/22) no RM foram registrados 21.956 casos de Covid-19 e 133 óbitos, com uma letalidade de 0,6. É importante salientar ainda a subnotificação de casos, diante da dificuldade para realização de testes, como apontam relatos públicos. O estudo também diz que, se a terceira onda tivesse ocorrido nas mesmas condições da primeira (maio a julho de 2020), quando não havia vacina disponível, o número de óbitos chegaria a 638.
O estudo concluiu também que se a terceira onda estivesse ocorrendo nas condições iguais às da segunda (março a julho de 2021), quando a campanha de vacinação estava em velocidade longe da ideal, o total de óbitos seria de 400, ou seja, 267 óbitos a mais.
A Sesap acredita que, com base nesse dado, reforça-se o entendimento da necessidade de cobrança do passaporte vacinal para proteção da sociedade.
“Os dados são muito claros em mostrar como a vacinação tem um papel fundamental. No momento atual, com a chegada da variante Ômicron, temos uma taxa de letalidade muito baixa quando comparada às taxas das outras ondas, apesar de vermos um quantitativo de infecções muito alto. Atribuímos esse quadro à vacinação, porque as pessoas que estão hoje sendo hospitalizadas com quadros graves não estão vacinadas ou estão com seu ciclo vacinal incompleto, faltando a segunda ou a terceira dose, que é muito importante para fazer um papel protetor contra a nova variante. Então fica o alerta para as pessoas se vacinarem e se protegerem, pois as pessoas vacinadas que contraem a covid estão desenvolvendo as formas leves da doença, sem necessidade de serem hospitalizadas”, explicou Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e integrante do Comitê de Especialistas.
#Fonte: Tribuna do Norte
SE VACINE!! Covid-19: Sesap Diz que Vacinação Diminuiu em Mais de Quatro Vezes a Taxa de Letalidade no RN
Reviewed by Canguaretama De Fato
on
26.1.22
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.