RN: CIRURGIAS ELETIVAS RETOMAM NO ESTADO APÓS PARALISAÇÃO; PACIENTES SERÃO TRANSFERIDOS

 

Foto: Adriano Abreu

A paralisação de cirurgias eletivas, que afetaria cerca de 2,5 mil atendimentos em Natal por um mês, não vai continuar. Os Hospitais Memorial São Francisco e Paulo Gurgel, ambos em Natal, vão receber pacientes que estão nos corredores do Walfredo Gurgel, a partir deste sábado (13), após acordo entre a Cooperativa de Anestesiologistas do RN (Coopanest), a Cooperativa dos Médicos do RN e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) na última quinta-feira (11).

A confirmação do fato veio do secretário de Saúde Pública do RN, Cipriano Maia, em entrevista exclusiva para a TRIBUNA DO NORTE. O intuito da transferência é desafogar os corredores do principal complexo hospitalar do Estado, que não está dando conta da oferta enfermos.

As cirurgias eletivas que retornaram para os Hospitais Memorial São Francisco e Paulo Gurgel será as de segundo tempo, ou seja, os procedimentos feitos após o primeiro atendimento na urgência, o caso mais comum ocorre em correções na fratura do colo do fêmur em idosos. Além disso, outro serviço que vai retomar parcialmente serão as atividades de ortopedia.

O secretário de Saúde Pública do RN explicou como aconteceu a resolução desse problema por parte do estado. “No acordo, nós negociamos para que eles retornassem pelo menos nas situações de pacientes mais críticos, como idosos e crianças. A nossa expectativa é que o município de Natal consiga resolver a negociações e retornarmos plenamente a oferta de serviços do SUS para pacientes de todas as especialidades”, contou o secretário.

Para a retomada plena de todos esses serviços nos hospitais, era necessário finalizar o acordo entre o poder público municipal e a Coopanest, que tem alegado ter atrasos no repasse e a falta de uma negociação.

Repasses da prefeitura

A Coopanest se reuniu na manhã deste sábado (13) com o prefeito Álvaro Dias, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e equipe econômica. Durante a reunião ficou acordado que a Prefeitura iria colocar em dia os cinco meses de repasses atrasados durante os meses de novembro, dezembro e janeiro.

RN: CIRURGIAS ELETIVAS RETOMAM NO ESTADO APÓS PARALISAÇÃO; PACIENTES SERÃO TRANSFERIDOS RN: CIRURGIAS ELETIVAS RETOMAM NO ESTADO APÓS PARALISAÇÃO; PACIENTES SERÃO TRANSFERIDOS Reviewed by CanguaretamaDeFato on 13.11.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.