Nelson Jr./SCO/STF
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, leu
um manifesto na manhã desta quinta-feira (9) rebatendo declarações do
presidente Jair Bolsonaro e apontando o chefe do Executivo como
responsável pela tentativa de desinformação no país que, para ele, é uma
das maiores ameaças à democracia. Além disso, Barroso disse que o
Brasil tem sido motivo de chacota mundial.
Em discurso inflamado, Barroso criticou o que chamou de populismo, fazendo a comparação da situação do Brasil à de outros países em que a democracia é fragilizada e há uma escalada do autoritarismo e populismo. Para Barroso, os ataques às instituições realizados pelo presidente da República têm o foco de "esconder o seu fiasco".
"Quando o fracasso bate à porta, porque esse é o destino do populismo, é preciso encontrar culpados. O populismo vive de arrumar inimigos para justificar o seu fiasco. Pode ser o comunismo, a imprensa ou os tribunais", disparou Barroso.
O presidente do TSE reformou citação bíblica usada por Bolsonaro, que diz "conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará". Para Barroso, o atual momento demonstra que o objetivo é exatamente o contrário. "Conhecerás a mentira, e a mentira te aprisionará".
Respostas
Respondendo a seis acusações do presidente, reproduzindo as declarações do presidente "usando o vocabulário e sintaxe que (Bolsonaro) é capaz de manejar", Barroso disse que as eleições são seguras e que o presidente da República não foi capaz de provar nenhuma das acusações sobre possíveis fraudes. Segundo Barroso, a maior parcela da população sabe quem é o farsante.
"Só os fanáticos, que são cegos pelo radicalismo, e os mercenários, que são cegos pela monetização da mentira, todas as pessoas sabem que não houve fraude e quem é o farsante nessa história", disse Barroso.
Para o presidente do TSE, "estratégias do autoritarismo são criar ambientes de mentiras, quando pessoas divergem quanto aos próprios fatos, pós-verdade e fatos alternativos são coisas que ingressaram no dicionário contemporâneo". O ministro, inclusive, falou que Bolsonaro não tem coragem de atacar o Congresso Nacional quando o voto impresso foi derrubado (de maneira acertada, segundo ele), mas foca no Judiciário.
#Fonte: Tribuna do Norte
Ministro Barroso diz que BOLSONARO É FARSANTE e Brasil é Chacota Mundial
Reviewed by Canguaretama De Fato
on
9.9.21
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.