ECLIPSE SOLAR FORMARÁ ‘ANEL DE FOGO’ AO REDOR DA LUA EM 10 DE JUNHO

 

Eclipse anular do Sol visto da China em 2020 – Foto: Costfoto/Barcroft Media via Getty Images (21.jun.2020)

 

Na próxima quinta-feira (10), acontece um raro fenômeno: um eclipse anular, um tipo de eclipse solar parcial que forma o que é chamado de “anel de fogo” no céu.

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No entanto, em um eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do astro-rei aparecerem.

Esse será o primeiro eclipse solar de 2021.

Infelizmente, ele só poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres, por exemplo, o espetáculo pode ser observado de forma parcial.

A fase total durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília.

Se estiver em alguma dessas localidades, é importante usar óculos especiais para assistir ao eclipse para evitar dano ocular.

O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa que acompanha esses fenômenos.

 

 

 

#Fonte: CNN Brasil

ECLIPSE SOLAR FORMARÁ ‘ANEL DE FOGO’ AO REDOR DA LUA EM 10 DE JUNHO ECLIPSE SOLAR FORMARÁ ‘ANEL DE FOGO’ AO REDOR DA LUA EM 10 DE JUNHO Reviewed by Canguaretama De Fato on 5.6.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.