Foto: Sérgio Lima
A atriz e ex-secretária especial da Cultura Regina Duarte pediu desculpas, por meio das redes sociais, “à memória” de Marisa Letícia e à sua família. Regina Duarte foi condenada a se retratar por propagar fake news sobre a mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que morreu em fevereiro de 2017, após um acidente vascular cerebral hemorrágico.
O processo foi ajuizado por Lula e seus 3 filhos em 2020, depois que a então secretária da Cultura publicou imagem no Instagram afirmando que foram encontrados R$ 256,6 milhões em uma conta da ex-primeira-dama. O valor correto nas contas de Marisa era de R$ 26.281,74.
Em 26 de abril, o juiz Manuel Eduardo Pedroso Barros, da 12ª Vara Cível de Brasília, condenou a atriz por compartilhar notícia falsa e determinou como sentença que ela se retratasse publicamente com a família de Lula. Na decisão, ele destacou que ela foi “induzida a erro” pelo fato de o valor errado ter sido informado pela Justiça em uma ação, não cabendo indenização.
Na noite dessa 6ª feira (7.mai.2021), Regina Duarte cumpriu a medida determinada pela Justiça em publicação no Instagram.
“No dia 11 de abril de 2020, reproduzi no meu Instagram uma informação sobre o inventário do patrimônio da falecida D. Marisa Letícia Lula da Silva que, apesar de ter sido obtida de fontes oficiais públicas e amplamente divulgada por meios de comunicação, veio posteriormente a revelar-se errada e eventualmente corrigida pelos órgãos judiciais relevantes”, afirmou a atriz.
“Assim que tomei conhecimento de que a informação partilhada estava incorreta, apaguei voluntária e prontamente a postagem do meu Instagram. Nunca foi minha intenção divulgar uma inverdade ou propagar fake news”, disse.
Regina Duarte disse considerar a sentença “paradigmática e exemplar no que remete à defesa da liberdade de expressão e também reveladora sobre o perigo das fake news em nossa sociedade”.
“Finalizo agora, reiterando os meus sinceros pedidos de desculpas a quem eventualmente eu possa ter ofendido”, disse.
A atriz ainda compartilhou o documento da sentença na rede social.
#Fonte: Poder360
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.