Praia der Camurupim, no litoral de Nísia Floresta: Foto: Daltro Emerenciano
Na última semana municípios potiguares começaram a registrar o aparecimento de lixo em praias do litoral Sul.
Seis toneladas de resíduos já chegaram às praias do Rio Grande do Norte, segundo o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Leon Aguiar. Na última semana municípios potiguares começaram a registrar o aparecimento de lixo em praias do litoral Sul, até o momento os municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta notificaram a presença dos resíduos. Em entrevista ao Repórter 98 desta terça-feira (27), Aguiar afirmou que o material pode estar chegando a Natal, porém o fato ainda precisa ser confirmado oficialmente. O estado da Paraíba também registrou o aparecimento dos resíduos.
“Ainda no dia de ontem recebemos informações, ainda que não oficiais, da possível chegada de resíduos em Senador Georgino Avelino, que fica vizinho a Nísia Floresta, e alguma chegada de resíduo aqui em Natal, por trás do Morro do Careca”, afirmou o diretor do Idema.
De acordo com o diretor do Idema a cidade de Canguaretama relatou que os primeiros resíduos chegaram na terça-feira (20) da semana passada, na quinta-feira e na sexta o lixo começou aparecer nas outras cidades. Segundo Leon Aguiar no material encontrado há uma mistura de lixo urbano e lixo hospitalar, ele falou que os lixo possa ter vindo de Pernambuco.
“Há a hipótese que a maior parte desse resíduo possa ter vindo do estado de Pernambuco, como o resíduo tem algumas características do município de Recife, a gente acredita que veio da região do Recife ou região metropolitana”, afirmou Leon Aguiar.
O diretor do Idema disse ainda que acredita que o material poderia estar em rios, áreas urbanas, e com cheias causadas pela chuva os resíduos podem ter entrado no sistema de drenagem e atingido o mar. Segundo Leon Aguiar chegaram resíduos em Baía Formosa na Praia do Pontal, Cachoeira, Barreirinha e Rio Guajú, já em Canguaretama o lixo chegou na Ponta do Rio, no município de Tibau do Sul apareceu o material na Praia das Minas, Sibaúma e Cacimbinha.
Segundo o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Welison Silva, que é também secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, materiais com identificação de procedência no lixo, como uma mochila escolar, santinhos de um candidato a vereador e restos de correspondência com endereço de Recife, pode indicar que os resíduos foram levados pelas águas das chuvas. A segunda semana de abril registrou o maior índice de chuvas em Pernambuco, e a capital sofreu fortes inundações, houve alagamentos e queda de barreiras em toda a região metropolitana.
O Consórcio Nordeste anunciou, na manhã desta terça-feira (27), a criação de uma rede de apoio entre os Estados para combater o lixo do mar e estabelecer medidas emergenciais devido ao aparecimento de uma grande quantidade de resíduos no litoral do RN e da Paraíba. Divulgada por meio de nota, as iniciativas visam reforçar os trabalhos de análise do material encontrado nas praias, identificação do responsável pelo descarte irregular e reparação dos danos ambientais.
#Fonte: 98 FM
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.