RN: Igrejas e Templos Estão Retomando Atividades com Fé e Medidas de Prevenção

 Crédito da foto: Toinho Alves Catedral de Santa Luzia adotou medidas para a retomada das atividades religiosas presenciais

Neste domingo (9) completa uma semana da retomada das atividades presenciais em igrejas e templos religiosos de Mossoró. A permissão para reabertura gradual está prevista no Decreto Municipal Nº 5.744. De acordo com a legislação, esses locais devem seguir regras definidas em protocolo municipal que estabelece diretrizes como distanciamento entre fiéis e ocupação interna.

O protocolo estabelece que devam ser adotadas e preservadas medidas que garantam o afastamento físico mínimo entre as pessoas de 1,5 m. Além disso, foi definido um cronograma de reabertura do espaço destinado ao público com ocupação máxima de 30% da capacidade durante os meses de julho e agosto; 50% em setembro; 75% em outubro e 100% a partir de novembro. Ou seja, os templos só poderão ser ocupados totalmente a partir do penúltimo mês do ano.

As determinações incluem o uso obrigatório de máscaras, cadeiras de uso individualizado e marcações de bancos coletivos, disponibilização de álcool em gel, restrição a cumprimentos e confraternizações, controle de fluxo de entrada e saída, afixação de cartazes, além de agendamentos de atendimentos individuais, entre outras medidas.

De acordo com o Art. 3° “fica a Secretaria Municipal de Saúde autorizada a adotar as medidas necessárias para cumprimento e fiscalização do presente Decreto e resolver os casos omissos, inclusive com a adoção de protocolos estabelecidos pelas autoridades e normas estaduais”, cita.

O descumprimento das regras poderá incidir em aplicação de sanções ao responsável direto, conforme previsto no Decreto 5.676.

As diretrizes foram definidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 com a sugestão de líderes religiosos. As medidas podem sofrer descontinuidade caso ocorra avanço da pandemia na cidade.

Para saber como foi a primeira semana após a liberação, DOMINGO conversou com líderes de diferentes religiões em Mossoró, quais cuidados estão sendo tomados e porque mesmo com o número de novos casos ainda não estando estáveis as igrejas solicitaram a liberação para a realização de atividades presenciais.

Emoção no retorno

Um dos representantes da comissão de líderes religiosos que se reuniram com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, é o reverendo Samuel Ribeiro, que além de pastorear a Igreja Presbiteriana Central de Mossoró (IPCM) é presidente do Presbitério Oeste Riograndense (PROR) e presidente do Sínodo do Rio Grande do Norte.

A Igreja Presbiteriana Central de Mossoró estava com todas as atividades presenciais suspensas desde o dia 18 de março desde ano, ou seja, antes mesmo do Decreto Estadual que

suspendeu as atividades das igrejas. Segundo o pastor Samuel Ribeiro, a decisão de suspender as atividades foi tomada porque o conselho da igreja entendeu que era o mais prudente e seguro naquele momento. Passados mais de quatro meses, o conselho entende que neste momento é seguro o retorno das atividades dominicais.

“Creio que é fundamental que as igrejas estejam com suas portas abertas, para dar suporte espiritual para tantos que adoeceram, física e espiritualmente, e que perderam entes queridos. Nesse tempo de pandemia, muitos têm adoecido não apenas fisicamente. As pessoas estão depressivas, estressadas e ansiosas, e precisam de apoio espiritual e de aconselhamento bíblico. Além, é claro, do amparo social que as igrejas continuaram prestando durante a pandemia”, destaca, explicando a importância da reabertura das igrejas.

De acordo com o pastor da Igreja Presbiteriana, na primeira semana de funcionamento após liberação prevista por Decreto Municipal, a igreja conseguiu implementar todos os protocolos necessários para a reabertura do templo e muitos irmãos já participaram dos cultos dominicais.

“Claro, algumas pessoas ainda estão temerosas em sair de casa, o que é normal. Mas, todos estavam animados em retornar à igreja e poder cultuar ao SENHOR. Vários irmãos se emocionaram com o retorno aos cultos dominicais. Até mesmo os que não estiveram presentes fisicamente. Como nem todos podem estar no templo, por causa do limite de 30% ou por serem do grupo de risco, nossos cultos dominicais serão transmitidos pelo canal da nossa igreja no Youtube”, comenta.

 

 

 

#Fonte:  JORNAL DE FATO

RN: Igrejas e Templos Estão Retomando Atividades com Fé e Medidas de Prevenção RN: Igrejas e Templos Estão Retomando Atividades com Fé e Medidas de Prevenção Reviewed by Canguaretama De Fato on 9.8.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.