Foto: Christopher Black/OMS
O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou na sexta-feira, 21, que o Brasil atingiu estabilidade no número de novas infecções de covid-19 com alguns locais em tendência de queda, mas que padrão precisa ser mantido para progredir no combate à doença.
“O padrão é claro, agora a questão é se ele pode ser sustentado pelas próximas semanas”, disse durante coletiva de imprensa.
Ryan ressaltou que pelo País ser grande em extensão, há áreas que ainda enfrentam alta nos casos.“Estamos neste período difícil, onde a situação parece estar melhorando, mas agora é necessária uma resposta muito forte e dedicada para suprimir a transmissão”.
O diretor atribuiu o crédito para estabilidade da situação aos esforços da população e aos profissionais da saúde. Ele declarou que o sistema de saúde tem conseguido lidar com os pacientes e as unidades de tratamento intensivo (UTI) não estão sob tanta pressão como anteriormente.
O Brasil tem sido responsável por grande parte dos novos casos do vírus no mundo há meses, então um avanço no combate à doença no País significa um progresso global, segundo a OMS. Na quinta-feira, 20, a marca de 3,5 milhões de casos de covid-19 foi atingida nacionalmente, com o total de 112 mil mortes, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL .
No ranking mundial, a nação só fica atrás dos Estados Unidos, com mais de 5,5 milhões de infecções registradas e 174 mil óbitos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Ryan indicou que a taxa de transmissão – o R0 – do novo coronavírus no Brasil diminuiu. O número indica para quantas pessoas, em média, um infectado transmite a doença. De acordo com o Imperial College de Londres, o País registrou taxa de 0,98 na semana que começou no domingo, 16, o que significa desaceleração do contágio.
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.