O juiz Marcus Vinícius Reis Batos, da Justiça Federal em Brasília, decidiu nesta segunda-feira (3) transformar o ex-presidente Michel Temer em réu pela sexta vez. Ele vai responder por organização criminosa junto com os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.
O ex-presidente também virou réu por obstrução de Justiça.
A denúncia foi inicialmente apresentada ao Supremo Tribunal Federal em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
No
mês passado, depois de o caso ser enviado para a primeira instância
judicial, a acusação foi ratificada pelo Ministério Público Federal em
Brasília.
Na denúncia, o Ministério Público acusa Temer de, entre outros pontos, ter instigado o empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, a pagar “vantagens indevidas” ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) para que o ex-deputado fluminense não fechasse acordo de delação premiada.
O episódio foi revelado depois que veio à tona o áudio de uma conversa entre Temer e Joesley no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência da República.
Em
meio à conversa gravada pelo empresário, há um trecho em que, na
avaliação do Ministério Público, o emedebista sugere a manutenção do
pagamento de propina a Eduardo Cunha. “Tem que manter isso, viu?”, disse Temer a Joesley em meio ao diálogo gravado pelo dono da J&F.
“A denúncia se fez acompanhar de documentos que lhe conferem verosimilhança”, destacou o juiz Marcus Vinícius Reis Batos.
Ele considerou que a denúncia preenche os requisitos para se
transformar em ação penal e determinou que os três réus apresentem
defesa por escrito em dez dias.
Segundo o juiz, tratam-se dos
mesmos fatos investigados no inquérito sobre o chamado “quadrilhão do
MDB”, que já corre na Justiça Federal em relação a pessoas sem foro. No
caso, são réus, por exemplo, o coronel João Baptista Lima Filha, o coronel Lima, e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
MICHEL TEMER VIRA RÉU PELA SEXTA VEZ, AGORA POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA E OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
7.5.19
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.