GOVERNO DO RN DÁ NOME DE ESTUDANTE MORTO PELA DITADURA A PRÉDIO HISTÓRICO



O governo do Rio Grande do Norte realizou na manhã deste domingo (31) um ato de repúdio aos 55 anos do golpe militar de 1964. Em visita ao prédio histórico da Casa do Estudante, em Natal, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou projeto de lei para dar nome ao imóvel de Emmanuel Bezerra dos Santos, estudante que foi presidente da casa e morreu ao ser torturado pelos militares na ditadura em 1973.

O ato contou também com participação de secretários de estado, além de movimentos estudantis, representante da família do homenageado e entidades ligadas aos direitos humanos. “Emmanuel Bezerra, presente; Democracia, presente; Ditadura nunca mais”, declarou a governadora durante o ato, acompanhada pelos demais presentes. Fátima também pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas do período de governo militar no país.
Emmanuel Bezerra foi eleito presidente da casa na década de 1967 e tinha forte militância. Anos depois, morreu após ser torturado no Departamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em 1973.

Neste domingo (31), a governadora também anunciou que a Casa do Estudante – prédio tombado pelo patrimônio arquitetônico de Natal – será sede da futura Secretaria de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH).

O espaço também poderá abrigar órgãos colegiados, comitês e programas sociais com linhas de atuação relacionadas com a pasta. “Pretendemos ocupar a casa com mobilizações culturais, memorial, arte e outras manifestações que sejam voltadas para as minorias”, disse Arméli Brennand, que será a titular da pasta que está sendo criada.

A subsecretária de Direitos Humanos, Laíssa Costa, afirmou que a necessidade de abrigo para estudante carentes vindos de outras cidades diminuiu bastante ao longo dos anos, mas que a função de residência para secundaristas de baixa renda será mantida.
GOVERNO DO RN DÁ NOME DE ESTUDANTE MORTO PELA DITADURA A PRÉDIO HISTÓRICO GOVERNO DO RN DÁ NOME DE ESTUDANTE MORTO PELA DITADURA A PRÉDIO HISTÓRICO Reviewed by CanguaretamaDeFato on 31.3.19 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.