O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, encerrou nessa terça-feira (5) a agenda oficial em Natal, no Rio Grande do Norte. O representante do país do Oriente Médio participou, dentre outras atividades, de reuniões com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Governo do Estado.
Shelley foi um dos palestrantes do seminário Motores do Desenvolvimento, realizado na segunda-feira (4), e promovido pela UFRN em parceria com a Fecomércio, Fiern, RG Salamanca Investments e com o apoio do Governo do RN. O tema apresentado pelo embaixador foi “Israel e suas conquistas”, onde foram mostrados os resultados do país no que diz respeito a dessalinização da água do mar. Atualmente, 80% da água consumida no país vem do mar.
Ainda na segunda-feira, o embaixador se reuniu com a secretária de Educação e Cultura do Estado, Cláudia Santa Rosa, e com o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), João Lima. Na pauta, intercâmbio de conhecimento para implementação de técnicas adotadas pelo sistema educacional de Israel no RN.
Nesta terça-feira (5), Yossi Shelley visitou o Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (LAIS/UFRN). Foram debatidas cooperações na área de educação em saúde tanto com o governo quanto com a iniciativa privada de Israel. “O próximo passo é encaminhar uma visita dos pesquisadores do LAIS a Israel, onde poderão ser encaminhadas essas parcerias”, destacou o embaixador.
Por fim, Shelley esteve com o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França. Na ocasião, foi discutida a instalação de usina de dessalinização na cidade de Macau, no polo Costa Branca do estado. “Macau, assim como outras regiões do RN, sofre com o desabastecimento de água. São cerca de 60 mil pessoas da região que poderão ser beneficiadas por este projeto”, afirmou Mairton. O embaixador reforçou que irá buscar junto ao governo e ao setor empresarial de Israel parcerias para viabilizar o projeto. “Hoje, o custo do metro cúbico de água dessalinizada está em torno de R$ 2,75, o que é um valor acessível. Vamos buscar tornar possível esta parceria”, disse o embaixador. Além do embaixador do titular da Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh), participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Josivan Cardoso, e a diretora de Empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Maria Geny Formiga.
Comente!
robsonpiresxerife@hotmail.com
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
06/jun/2018
MPPB ajuíza ação contra lojas de motos por fraude em ‘venda premiada’
Por Robson Pires, em
Notas
A Promotoria de Justiça de Cuité ajuizou uma ação civil pública contra as empresas “Comprove Eletro” (conhecida como “Comprove Motos”) e suas responsáveis, Silandia de Alcântara Sousa Costa e Valdelânia Maria Araújo Gonçalves; contra a empresa “Moto Show da Sorte” e sua responsável, Cristina de Araújo Gonçalo; contra a empresa “Moto Show” e seu responsável, Iranildo da Silva Santos, e contra a empresa “Kita Motos” e seu responsável, Niel Ferreira da Silva. Eles são acusados de praticar atividade fraudulenta contra a economia popular, através da famosa “venda premiada” de motos, que na prática consistia em pirâmide financeira e golpes contra inúmeros consumidores nos municípios de Cuité e Nova Floresta.
Conforme explicou o promotor de Justiça Dennys Carneiro Rocha dos Santos, 60 consumidores recorreram ao Ministério Público porque foram prejudicados por essa situação. A fraude ocorria porque as empresas simulavam consórcios, em que os clientes pagavam parcelas mensais, havendo no mesmo período, a promessa da realização de sorteios. Quem era sorteado, recebia a moto e deixava de pagar a dívida e outro consumidor era inserido no grupo. Era essa sistemática que configurava a prática da pirâmide financeira, que é proibida e considerada crime no Brasil. “A ausência de um patrimônio garantidor por parte das empresas faz com que a atividade econômica dos grupos dependa sempre da entrada de mais consumidores e é isso que caracteriza a tenebrosa ‘fraude da pirâmide’. A ação civil pública visa proteger o bom funcionamento do sistema financeiro nacional, a economia e a poupança popular, os interesses dos consumidores e a fé pública”, argumentou.
De acordo com as investigações da promotoria, a primeira empresa a iniciar as fraudes foi a “Comprove Eletro”, que atraiu diversos consumidores com a propaganda “Sorteou, quitou”. Com seu fechamento, surgiu em seu lugar a empresa “Moto Show”. As outras duas empresas foram criadas, uma substituindo a outra, sem que houvesse nenhum esclarecimento aos consumidores sobre essas substituições. “Quando uma pirâmide estava prestes a ‘quebrar’, outra empresa entrava no lugar, continuava a realizar as fraudes e os consumidores continuavam efetuando os pagamentos, na esperança de, pelo menos, até o final das parcelas conseguir comprar um veículo. Entretanto, o último sorteado foi em dezembro de 2016, não tendo sido mais entregue nenhum veículo, deixando inúmeros consumidores sem receber o produto ofertado, muitos, inclusive, com veículo quitado”, detalhou o promotor.
Comente!
robsonpiresxerife@hotmail.com
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
06/jun/2018
Rosalba Ciarlini nao desceu do muro
Por Robson Pires, em
Notas
Sim!
E a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini ainda não desceu de cima do muro.
Continua sem candidato ao governo do Estado e o segundo voto para o senado. O primeiro, é de Garibaldi Alves. O nome de José Agripino recebe resistência do seu eleitorado.
Pode não ser o segundo.
2 Comentários
robsonpiresxerife@hotmail.com
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
06/jun/2018
Água no joelho
Por Robson Pires, em
Notas
A candidatura à reeleição do deputado federal Beto Rosado não está cheirando muito legal não!
Está entrando água no joelho.
A divisão do bolo em Mossoró, seu principal reduto eleitoral, é grande.
Comente!
robsonpiresxerife@hotmail.com
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
06/jun/2018
A novela no G 10
Por Robson Pires, em
Notas
O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) começou articulando um a um o G10 para aderir ao governo. Conseguiu levar PPS e PTB. Mas as divergências começaram. A maioria cobra independência de quem for ficar com a turma. A novela vai render.
Comente!
robsonpiresxerife@hotmail.com
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
Continuar Lendo
Página 1 de 4.33312345...102030...»Última »
20
:
17
:
26
Quarta, 06 de Junho de 2018
Buscar no Blog
Fan Page. Curta!
No Twitter
Calendário
Junho 2018DSTQQSS« Maio 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Blogs
Bira Viegas
Blog do Primo
Blog do Seridó
Blog Notícias do RN
Cardoso Silva
Edmilson Sousa
Gláucia Lima
Heitor Gregório
Luciélio Henrique
Marcos Dantas
Mossoró Hoje
Novo Bar do Ferreirinha
Roberto Flávio
Vlaudey Liberato
Wllana Dantas
Manutenção do Blog
Login
We'd like to show you notifications for the latest news and updates.
No RN, embaixador de Israel discute parcerias em educação, saúde e recursos hídricos
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
6.6.18
Rating: