Assembleia Legislativa Vai Debater Potenciais do Descobrimento do Brasil no RN

O debate sobre o descobrimento do Brasil voltou ao noticiário e deverá ser objeto de discussão pela Assembleia Legislativa. Os mais recentes trabalhos sobre o tema reforçam a tese de que o País foi descoberto no Rio Grande do Norte, e não na Bahia.

Por proposição do deputado Carlos Augusto Maia (PSD), assunto será discutido na cidade onde o Brasil realmente teria sido descoberto: Touros, que recebe audiência pública no dia 10 de abril, no Fórum Municipal Desembargador Paulo Soares.

“Trata-se de uma reparação necessária ao nosso Estado. As potencialidades turísticas que podem resultar a partir desse assunto são inestimáveis. Veja como Porto Seguro, na Bahia, obteve importantes conquistas econômicas com esse assunto. Temos o dever de levar esse debate para dentro da Assembleia Legislativa”, destacou o deputado Carlos Augusto Maia.

A tese de que o Rio Grande do Norte foi o começo do Brasil já tinha ganhado adeptos na década passada. Ela ganhou força depois que o jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo, passou a defendê-la publicamente.

Os primeiros trabalhos sobre o assunto surgiram em 1998, quando o historiador Lenine Pinto reuniu evidências sobre o assunto no livro “A Reinvenção do Descobrimento”. Agora, mais um livro reforça essa tese. A obra “1500 – De Portugal ao Saliente Potiguar”, de Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto consolida o pensamento sobre o descobrimento no RN.
Assembleia Legislativa Vai Debater Potenciais do Descobrimento do Brasil no RN Assembleia Legislativa Vai Debater Potenciais do Descobrimento do Brasil no RN Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.3.18 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.