RN Reduz Crimes em Mais de 12%


O número de ocorrências policiais  tipificadas como roubos, lesões corporais e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caiu 12,52% no período de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, em relação ao primeiro quadrimestre de 2014. 

De acordo com relatório de segurança apresentado ontem (13) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminal (Coine), em 2015, até o final de abril, aconteceram 4481 roubos, 14,98% a menos que no mesmo período do ano passado, com 3126 ações. No casos de lesões corporais, a redução representou 8,73%, um decréscimo de 3126 para 2853 registros, enquanto as mortes violentas foram 10,47% menores, diminuindo de 592 para 529 óbitos.

Ivênio Hermes credita a redução à ação integrada de policiamento, tecnologia e inteligênciaIvênio Hermes credita a redução à ação integrada de policiamento, tecnologia e inteligência

Conforme o coordenador da Coine na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ivênio Hermes, o “bom resultado” é consequência de uma “ação integrada de policiamento, tecnologia e inteligência”, voltado diretamente para ações de segurança no Rio Grande do Norte. “É preciso reconhecer o trabalho mais ostensivo das policiais nas ruas. A presença deles, aliados à um mapeamento criminal, tem sido o principal causador da redução da violência. 
 
Há cinco anos, os índices estavam aumentando e, desta vez, registramos uma queda significativa”, comentou Ivênio. O modelo de monitoramento de ocorrências foi destacado pelo presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio. “Pela primeira vez na história não há dúvidas na quantificação de crimes no RN”, afirmou.

O relatório apresentado pelo Coine destacou ainda um detalhamento por regiões do Estado, no número de CVLIs. No Agreste ocorreram 54 mortes, 12 a mais que em 2014, representando um acréscimo de 28,57%. Na Central Potiguar, o retrospecto também foi desfavorável, 27,27% maior. Em dados, foram 42 óbitos em 2015 e 33 no ano passado. Já as áreas mais populosas obtiveram reduções. No Oeste Potiguar a variação quadrimestral marcou queda de 17,99% (139 para 114 óbitos) e na região Leste o percentual correspondeu a uma diminuição de 15,61% (378 para 319 casos).

“Em janeiro e março tivemos aumento de violência, com o início da administração e a crise no sistema penitenciário. Mas, nos períodos que a ação policial foi efetiva, de tomada da situação, a diminuição foi clara”, destacou Ivênio Hermes.

#Fonte: Tribuna do norte
RN Reduz Crimes em Mais de 12% RN Reduz Crimes em Mais de 12% Reviewed by CanguaretamaDeFato on 14.5.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.