Incentivo ao Setor Industrial no RN Será Prorrogado

O governo do Rio Grande do Norte anunciou ontem a prorrogação do Progás, Programa que reduz o custo do gás natural para atrair indústrias e estimular investimentos do setor no estado.  O contrato de fornecimento do combustível expiraria em 30 de abril e tinha a continuidade incerta em razão de um impasse financeiro entre o governo e a Petrobras. 

O prazo e os termos do novo contrato ainda deverão, porém, ser definidos em uma reunião, na próxima terça-feira (14), entre o presidente da estatal, Aldemir Bendine, e o governador Robinson Faria, em Brasília.

Fábrica de confecções no RN: Setor é um dos beneficiados com o incentivo, que estava ameaçadoFábrica de confecções no RN: Setor é um dos beneficiados com o incentivo, que estava ameaçado

De acordo com informações da Companhia Potiguar de Gás (Potigás),  distribuidora do combustível no estado, o governador já tem o compromisso do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras de que o programa vai continuar, mas um novo formato e o tempo de concessão do incentivo serão definidos nesse encontro. “O Progás é o maior incentivador para atrair indústrias e manter 14 empresas no RN. A possibilidade do programa não continuar no Rio Grande do Norte afetaria diretamente a economia potiguar, com as indústrias que poderiam deixar de produzir, de gerar emprego e renda para o Estado”, disse o governo, em nota.

A manutenção do programa estava ameaçada porque governo e Petrobras discordavam sobre uma dívida relacionada ao incentivo, avaliada em R$ 180 milhões. Na prática, a Petrobras repassa o combustível mais barato à Potigás e, em contrapartida, a diferença do custo se transforma em crédito para pagamento das licenças ambientais da empresa no RN.  Entretanto, a Petrobras alega atrasos nos abatimentos das licenças nos últimos quatro anos, e ameaçou suspender o programa.

 O Progás fornece gás natural a preço subsidiado para  indústrias que venham para o Rio Grande do Norte ou para aquelas já implantadas no Estado, que ampliem suas fábricas gerando emprego e renda. O incentivo beneficia empresas dos setores têxtil e de confecções, alimentos, entre outros. A lista inclui Vicunha, Guararapes, Três Corações Natal, Sterbom, Rarus, Nortex, Três Corações Mossoró, Multdia, Coteminas, Fortcola, Refimosal, Porcelanatti (Itagrês) e Vittra.
Incentivo ao Setor Industrial no RN Será Prorrogado Incentivo ao Setor Industrial no RN Será Prorrogado Reviewed by CanguaretamaDeFato on 10.4.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.