CNBB Escolhe Novo Presidente


O arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha, foi eleito ontem presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente terá mandato de quatro anos e  foi escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição. Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis.

D. Sérgio se diz preocupado com substituição de Jesus por Papai-Noel nas festas natalinasD. Sérgio se diz preocupado com substituição de Jesus por Papai-Noel nas festas natalinas

D. Sérgio nasceu em Dobrada/SP em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE) e sua ordenação episcopal foi realizada em agosto do mesmo ano, na Catedral de São Carlos (SP). Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo  de Brasília.

Ele estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Em entrevista quando ainda era arcebispo auxiliar de Teresina, D. Sérgio criticou o consumismo da sociedade moderna, classificou como "um grande risco Jesus ser substituído pelo Papai-Noel nas festas natalinas, e se posicionou contra a candidatura de padres a pleitos políticos. "A Igreja Católica incentiva a participação na vida política, mas a recomendação é de que a paróquia não tenha posição de apoiar um candidato, e sim respeitar a diversidade de opiniões existente na sociedade. Isso se faz deixando para os critãos leigos e leigas essa missão de assumir a atividade político-partidária".
CNBB Escolhe Novo Presidente CNBB Escolhe Novo Presidente Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.4.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.