Projeto de Lei Cria Barreira para Prazo Minimo Para Criação de Novos Partidos

Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional poderá atrapalhar a pretensão de alguns deputados da bancada de apoio ao Governo em recriar o Partido Liberal no Rio Grande do Norte. A Câmara deverá votar, nas próximas semanas, uma proposta que dificulta a fusão de partidos políticos ao estipular prazo para cinco anos após registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O projeto do líder do DEM, Mendonça Filho (PE) conseguiu aprovação para ser apreciado em caráter de urgência.  

No Senado, outro projeto  - PL 22/2015 de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - , também trata da mudança na Lei dos Partidos Políticos para que a fusão ou incorporação só seja permitida após uma “quarentena”. Pela proposta, o período seria correspondente a três legislaturas ou 12 anos a contar da criação da legenda. 

Correlação de forças das bancadas será modificada com criação do novo partido políticoCorrelação de forças das bancadas será modificada com criação do novo partido político

No Rio Grande do Norte, a criação do PL é tida como uma ponte para detentores de mandato que desejam não apenas aderir ao bloco de apoio do governador Robinson Faria, mas também deixar a legenda pelo qual foram eleitos. Pela legislação eleitoral, mudar de partido para uma legenda nova não prevê punição por infidelidade partidária. Por isso, o PL, criado com articulação do governador potiguar, se transforma em uma janela para aqueles que desejam aderir a base governista.

Em caso de fusão, a composição da bancada na Assembleia Legislativa será de um “partidão” com adesão de pelo menos 16 dos 24 parlamentares, estima o professor da USP, Gaudêncio Torquato. “A política brasileira tem, em seu DNA, tendência a ser situacionista. Vejo uma torrente convergindo para nova posição”, analisa o professor.

Segundo ele, a medida poderia trazer prejuízos a democracia, além de abrir espaço para retornar à pauta cerca de 20 pleitos para criação de novos partidos que estão no Congresso. “A fusão enfraquece a democracia. Precisamos de poucos e consistentes partidos e não de 40, 60 legendas”, afirma Torquato.
Projeto de Lei Cria Barreira para Prazo Minimo Para Criação de Novos Partidos Projeto de Lei Cria Barreira para Prazo Minimo Para Criação de Novos Partidos Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.2.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.

Tecnologia do Blogger.