A CUT, a CTB e outras centrais sindicais brasileiras, realizou na quarta-feira, 14, um ato emfrente ao Consulado da Espanha, em São Paulo, em apoio à greve geral e demais manifestações que os trabalhadores europeus realizaram nesse mesmo dia. Toda solidariedade ao povo europeu, principalmente dos país do Sul e do Leste do continente, que enfrentam as medidas de austeridade e cortes de direitos sociais e trabalhistas, em função da crise do capital.
Luta e resistência foram as palavras de ordem dos trabalhadores e estudantes que tomaram as ruas de pelo menos 20 países da Europa no dia 14, nas greves gerais, paralisações e manifestações públicas contra a imposição de políticas de austeridade que têm sido devastadoras para as populações da Espanha, Portugal, Grécia e Itália. Foram 24 horas de greve geral na Espanha e em Portugal, onde os trabalhadores pararam os transportes, serviços públicos, bem como as atividades do comércio e indústria. Na Grécia, Itália, França e Bélgica houve diversas paralisações.
Houve também protestos na Alemanha, Inglaterra, Irlanda, entre outros países europeus. A jornada de manifestações e solidariedade foi organizada pela Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) e teve como lema “Pelo emprego e a solidariedade na Europa, não à austeridade”. Cerca de 40 organizações sindicais da Europa participaram da jornada.
Atualmente, a Espanha tem 13 milhões de pessoas, cerca de 27% da população, vivendo abaixo da linha de pobreza. A Grécia tem níveis de recessão semelhantes aos de tempos de guerra, com 1,15 milhão de desempregados, sendo que 54,9% são jovens. Além disso, o país tem 30% da população abaixo da linha de pobreza. Portugal ultrapassa os 15% de desempregados e o governo pretende impor uma reforma trabalhista que agravará ainda mais a precariedade das condições de vida e trabalho no país.
#Fonte: Primeira Mão
Trabalhadores Fazem Greve Geral na Europa
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
15.11.12
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.