Fé e devoção marcaram o feriado em Natal. Os festejos para a comemoração do Dia da Padroeira do Brasil começaram cedo. Antes mesmo das 6h da manhã de ontem dezenas de fiéis já estavam na Igreja de Neópolis, única em Natal a ter Nossa Senhora Aparecida como padroeira. "O dia começa cedo e deve ser aproveitado desde o primeiro instante. É um momento de fé, de devoção e de primeira aproximação à imagem, toda adornada, onde é possível agradecer pelas bençãos e pela graça concedida ao longo do ano", disse o padre pároco Antônio Nunes.
Alex FernandesProcissão nas ruas de Neópolis foi acompanhada por dois mil fiéis
A alvorada matinal este ano foi silenciosa. No ano passado, houve bandas de música clássica tocando dentro do templo. Mesmo sem um fundo melódico, os fiéis se emocionavam no momento em que realizavam as preces e os agradecimentos.
"Para mim ela é uma mãe especial. Ela nos protege e nos guarda de todo o mal. Ao chegar perto da imagem, sinto uma vontade muito grande de chorar. Sou feliz de tê-la em minha vida", afirmou a devota Joana Nascimento da Costa, de 59 anos. Segundo ela, várias preces feitas foram atendidas e várias graças alcançadas para a resolução de problemas difíceis e dilemas na sua própria vida.
Às 9 horas foi celebrada a primeira missa solene do dia. A igreja de Neópolis ficou lotada de fiéis que assistiram a celebração.
PROCISSÃO
Às 16h, os fiéis voltaram a lotar a igreja para participar da tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de duas mil pessoas participaram da missa e, em seguida, da procissão, que encerrou a festa da padroeira.
A celebração foi presidida pelo padre Charles que emocionou os fiéis durante a homilia. "Nossa Senhora é para cada um de nós testemunho de fé. Por isso, celebrar a festa dela é celebrar a fé em Deus. É saber que não somos órfãos, temos um Pai e uma Mãe que cuidam de nós", disse o padre Charles.
Muitas das pessoas estavam ali para pedir graças e bênçãos, outras para agradecer, como era o caso de Solange Tavares. Ela recentemente se curou de um câncer. "Só tenho motivos para agradecer a Nossa Senhora, minha mãe, que sempre intercedeu por mim junto ao seu filho. Graças a intercessão dela, estiou curada", disse a dona de casa.
Para padre Nunes, pároco da igreja de Neópolis, a cada ano a festa de Nossa Senhora Aparecida vai se firmando no calendário religioso de Natal graças a participação popular. "A cada ano nos firmamos na nossa fé porque a festa desperta um maior engajamento da população. Vivemos momentos lindos de celebração, de reflexão das nossas ações. E este ano foi ainda mais especial porque estamos vivendo o Ano da Fé", falou padre Nunes.
A procissão teve início por volta das 17h. Mais de duas mil pessoas seguiram a imagem de Nossa Senhora Aparecida que desfilou em carro aberto pelas ruas do bairro. A dona de casa Diana Soares participou de toda a procissão. Ela diz que nunca faltou a uma festa de Nossa Senhora Aparecida. Com uma bandeira na mão e uma imagem na outra ela era uma das mais animadas.
"Morei aqui por mais de 15 anos e nunca faltei a festa de Nossa Senhora Aparecida. Depois me mudei para Candelária e também não perco uma. Tenho muito que agradecer a ela pelas graças que eu recebo. E olhe que não foram poucas", disse Diana Soares.
A ex-governadora Wilma de Faria e o candidato a prefeito de Natal, Hermano Morais, participaram da procissão de Nossa Senhora Aparecida.
##Fonte: Tribuna do Norte
Comemoração do dia de Nsa Senhora Aparecida
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
13.10.12
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.