O s pedidos de reforço de segurança nos municípios tendem a aumentar nas eleições deste ano. O prognóstico foi apresentado ontem, durante reunião da presidenta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, com representantes de todo o Brasil para planejar a segurança no pleito de 7 de outuro. Até agora a corte recebeu 446 pedidos para a Força Nacional ajudar nos estados e municípios. O Rio Grande do Norte está entre os estados com maior número de pedidos de auxílio de tropas federais, uma vez que há solicitações de reforço para 112 municípios.
Os pedidos são apresentados pelos juízes das zonas eleitorais ao ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que analisa a proposta e envia ao TSE. A corte máxima verifica se o reforço é necessário e pede ao governo o auxílio das tropas federais. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, o TSE vai garantir segurança e lisura nas eleições. Por isso, os pedidos de reforço de segurança devem ser atendidos. A Justiça Eleitoral também pretende mobilizar a estrutura necessária para a tranquilidade do pleito.
"Respeitando a autonomia dos estados e da federação e das entidades locais, pretendemos fazer com que cada cidadão se sinta seguro para ir às ruas, às praças, para se manifestar livremente. Este é um papel dos estados, das secretarias de Segurança e dos comandos de polícia", disse a minitro.
Segundo a assessoria de imprensa do TSE, em 2008 foram enviadas tropas para 474 cidades no primeiro turno e para três, no segundo. Neste ano, até agora chegaram ao tribunal pedidos para envio de reforço para 446 cidades. A presidente do TSE acredita que o número de requisições vai aumentar. Carmen Lúcia se reuniu ontem com secretários de segurança dos Estados para tratar do problema de das eleições. Apesar da preocupação com o possível aumento no número de envio de tropas, Cármen Lúcia acredita que não haverá muitos distúrbios no dia 7 de outubro.
"É uma enorme preocupação da Justiça Eleitoral, respeitando a autonomia da federação e das entidades locais, fazer com que cada cidadão se sinta seguro para ir às ruas, às praças, para se manifestar, para votar livremente e este é um papel dos Estados, das Secretarias de Segurança, dos comandos das Polícias", afirmou a ministra. Segundo a presidenta, a Justiça Eleitoral tem o foco de realizar as eleições com "lisura e ordem", a fim de que o eleitor vote da maneira que desejar. "É isso que a sociedade espera e, juntos, poderemos fazer um trabalho melhor", completou.
A ministra ressaltou que no pleito municipal de 7 de outubro, 138 milhões de pessoas irão às urnas. "Muita gente circulará com o mesmo objetivo. Temos que garantir o resultado seguro horas depois", afirmou. "Todos nós temos o mesmo objetivo votar e voltar para a casa em paz", concluiu a presidente do TSE. A ministra Cármen Lúcia falou da importância de a população ser informada sobre o esforço que muitos profissionais e voluntários fazem para que as eleições ocorram de forma tranquila e segura. Além dos servidores e membros da Justiça Eleitoral, há o trabalho dos mesários e a atuação dos agentes de segurança em todas esferas.
TRE prepara as urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral do RN começou a preparação das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais do interior. Nesta fase, são incluídos os dados do pleito no sistema dos equipamentos. Desde segunda-feira até hoje estão sendo preparadas as urnas das zonas eleitorais de São José de Mipibu (7ª), São Paulo do Potengi (8ª), Goianinha (9ª), João Câmara (10ª), Canguaretama (11ª), Nova Cruz (12ª), Santo Antônio (13ª), Touros (14ª), Santa Cruz (16ª/68ª), Currais Novos (20ª), Assu (29ª), Macau (30ª), Areia Branca (32ª), Apodi (35ª), Pau dos Ferros (40ª), São Miguel (43ª), Monte Alegre (44ª) e Tangará (53ª).
O trabalho de inserir as informações nas urnas é feito pelo Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje). Esse é o trabalho chamado "aplicativo de carga", quando são colocados no equipamento os dados oficiais referente a cada seção.
As urnas das demais 50 zonas eleitorais, incluindo a região metropolitana de Natal, serão preparadas pelas próprias equipes dos Cartórios, de acordo com cronograma estabelecido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. O trabalho que será concluído até o dia 3 de outubro. Os equipamentos começaram, nesta semana, a ser enviados para as suas respectivas cidades.
No pleito deste ano serão usadas sete mil urnas no RN. Na semana da eleição, a equipe de suporte técnico do TRE será deslocada às sedes das 10 regiões do Estado (Natal, São Paulo do Potengi, João Câmara, Santo Antônio, Currais Novos, Caicó, Mossoró, Assu, Caraúbas e Pau dos Ferros), para atender a eventuais necessidades de substituição de urnas. O TRE iniciou esta semana o envio das urnas para as zonas do interior.
#Fonte: Tribuna do Norte
TSE prevê aumento dos pedidos de tropas federais
Reviewed by CanguaretamaDeFato
on
27.9.12
Rating:
Nenhum comentário:
OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário, contribuir para o desenvolvimento.