RN: Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira 29

A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira 29, em razão do Dia de São Pedro. A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional.

O ponto facultativo já estava previsto no Decreto nº 13.643, publicado em 30 de dezembro de 2025, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos da administração municipal para o ano de 2026.
Ponto facultativo estava previsto no calendário oficial da administração municipal para 2026 - Foto: José Aldenir / Agora RN


Segundo a prefeitura, os serviços considerados essenciais serão mantidos durante o período. Estão incluídas áreas como saúde, segurança, fiscalização e demais atividades indispensáveis à população.

De acordo com o município, esses serviços funcionarão normalmente ou em regime especial, conforme definição de cada secretaria.

A prefeitura informou ainda que o Dia de São Pedro integra tradicionalmente o calendário de pontos facultativos do município devido à relevância cultural e religiosa da data nas festividades juninas.

O atendimento ao público nos órgãos municipais será retomado normalmente na terça-feira (30).
Funcionamento dos serviços estaduais

O calendário oficial do Governo do Rio Grande do Norte não prevê ponto facultativo no Dia de São Pedro.

No entanto, como a Seleção Brasileira enfrenta a Jordânia pela Copa do Mundo de 2026 na segunda-feira 29, às 14h, o governo estadual alterou o horário de funcionamento das repartições públicas.

Conforme decreto publicado em 23 de junho, o expediente interno e externo dos órgãos estaduais será das 7h às 11h no dia da partida da Seleção Brasileira.




#Fonte: Agorarn 
RN: Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira 29 RN: Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira 29 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.6.26 Rating: 5

ELEIÇÃO: Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026

A presidente do TRE, desembargadora Maria de Lourdes Azevedo, passa o cargo em 31 de agosto | Foto: Divulgação/TRE

A desembargadora Martha Danyelle Santanna Costa Barbosa foi eleita por unanimidade presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte para o biênio 2026/2028. A partir de 31 de agosto, ela terá a responsabilidade de conduzir as eleições deste ano no estado.

Junto a ela, o desembargador João Rebouças foi eleito vice-presidente e corregedor geral eleitoral. A posse dos novos dirigentes deve ocorrer durante sessão solene no dia 27 de agosto.

A eleição da nova cúpula da Corte Eleitoral ocorreu nesta quinta-feira (25) e foi realizada à unanimidade pelos membros do TRE-RN. Os nomes de Martha Danyelle e João Rebouças haviam sido indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em sessão realizada no dia 3 de junho de 2026.





#Fonte: Tribuna do Norte 
ELEIÇÃO: Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026 ELEIÇÃO: Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.6.26 Rating: 5

Sobrevivente de terremotos na Venezuela se emociona ao relatar como escapou de prédio: “Filme de terror”




Maria Alejandra relatou os momentos de tensão vividos na capital Caracas, nesta quarta-feira (24). Dois tremores, de magnitudes 7,5 e 7,2, atingiram o país e deixaram um rastro de destruição. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que os sismos podem ter causado milhares de mortes.

Até a manhã desta quinta, 32 mortes haviam sido confirmadas, mas o serviço geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

O Itamaraty disse na noite de quarta que até o momento não havia notícias de brasileiros entre as vítimas.



#Gonte: G1/ terranoticias Créditos: Reuters
Sobrevivente de terremotos na Venezuela se emociona ao relatar como escapou de prédio: “Filme de terror” Sobrevivente de terremotos na Venezuela se emociona ao relatar como escapou de prédio: “Filme de terror” Reviewed by CanguaretamaDeFato on 25.6.26 Rating: 5

Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta terça-feira 23, que os órgãos públicos do Estado vão encerrar o expediente três horas antes dos próximos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira e estabelece horários especiais de funcionamento dos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta nos dias úteis em que ocorrerão jogos do Brasil.

De acordo com o Decreto nº 35.660, o expediente será ajustado conforme o horário de início dos jogos da Seleção Brasileira.
Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa - Foto: José Aldenir


Nos dias em que as partidas começarem às 14h, o funcionamento ocorrerá das 7h às 11h. Para jogos às 16h, o expediente será das7h às 13h.

Quando as partidas tiverem início às 17h, o horário de funcionamento será das 7h às 14h. Já para jogos marcados para as 18h, o expediente ocorrerá das 7h às 15h. Nos casos em que a Seleção entrar em campo às 19h, o atendimento será mantido das 7h às 16h.

A medida busca adequar o expediente ao calendário da competição sem comprometer a prestação dos serviços públicos. Os dirigentes dos órgãos e entidades estaduais deverão garantir a manutenção das atividades consideradas essenciais.
Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa Órgãos do Governo do RN vão encerrar expediente 3 horas antes dos próximos jogos do Brasil na Copa Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral




Foto: Sandro Menezes

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), lançou nesta segunda-feira (22) o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral”. A solenidade, realizada no Complexo Cultural Rampa, em Natal, formalizou o repasse de R$ 1.128.036,47 para a implementação de atividades culturais em 32 unidades da rede estadual de ensino.

O programa visa expandir o currículo das escolas de tempo integral por meio da inserção de práticas artísticas conectadas aos territórios onde os alunos residem. A metodologia está estruturada em cinco eixos principais: história e cultura afro-brasileira e indígena; transmissão de saberes ancestrais com mestres da cultura popular; promoção da leitura e literatura (saraus e slams); criação de cineclubes voltados ao audiovisual nacional; e acessibilidade cultural, com o uso de Libras e audiodescrição.

A execução técnica do projeto ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT RN) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). O objetivo é que as ações culturais ocorram de forma transversal, integrando-se aos conteúdos pedagógicos regulares e estimulando o desenvolvimento social e criativo dos estudantes.
Gestão de projectos

Para a execução, o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral” prevê a contratação de coordenadores gerais e 32 agentes culturais, um por escola, que atuarão junto à comunidade escolar.

“Levar a arte e cultura para dentro da escola é tornar o Ensino Integral mais atrativo. Porque a escola também é lugar de falar sobre a vida, sobre o passado e o presente, para a gente poder projetar o futuro. É para falar dos nossos ancestrais, das comunidades indígenas e quilombolas, de cultura popular, de cinema e literatura”, afirma a governadora Fátima Bezerra, lembrando que quando assumiu o governo, o estado contava com apenas 75 escolas de Tempo Integral, e hoje já contabiliza 148.

Para a Secretária da Cultura do RN, Mary Land Brito, a ação é uma oportunidade importante para que jovens estudantes se conectem com sua cultura e expandam seus conhecimentos através da arte.

“Essa parceria com o Ministério da Cultura será fundamental não apenas para levar arte para as escolas, mas para garantir que o currículo escolar dialogue com a nossa diversidade, com os saberes ancestrais, com o fortalecimento da identidade da nossa juventude, fomentando mais integração da comunidade dentro da escola e a escola também integrada à comunidade”, destacou.

“O projeto possibilitará as disciplinas de arte, mas também vivências artísticas, residências artísticas dentro das escolas, realizadas por artistas, por grupos, companhias, coletivos, por mestres e mestras da cultura”, diz Fabiano Piúba, secretário nacional de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. “E também a compreensão dos espaços próprios da cultura como ambientes de formação – teatro, museu, cinema, por exemplo”, complementa. “Esses trabalhos vão acontecer dentro das escolas, mas também terão algumas ações que os alunos sairão para conhecer os equipamentos culturais e entender como funcionam”, explica a secretária de Educação, Socorro Batista.

O aluno Kauã Levino, da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, dá seu depoimento sobre a importância da arte na vida dos alunos. “Através da arte nós conseguimos expressar nossos sentimentos. Um exemplo disso é um projeto criado na nossa escola chamado F.A.L.A., que é o Festival de Arte e Literatura do Alfredo. Dentro desse festival, nós estudantes conseguimos expressar nossos talentos através da música, da dança, da literatura e da ilustração. Dentro da literatura podemos criar poemas, contos e crônicas. Eu sou muito agradecido a esse projeto”, afirmou.
Gestão de projectos

“Quando a gente fala em Educação Integral, o tempo é só um desses elementos da educação integral. É um elemento fundamental, mas além disso, a gente tem outros elementos que formam essa educação integral, que é a educação completa do sujeito. E o principal elemento é a cultura, o território, a identidade cultural, a relação com o território, a relação com o corpo, a relação com a comunidade”, destaca Rafael da Silva Maximiniano, Diretor de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura.
Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

COPA: Torcedor símbolo da RD Congo 'estreia' na Copa do Mundo nesta terça; entenda

Lumumba Vea | Foto: Reprodução/Instagram


Um aguardado personagem das arquibancadas fará sua estreia na Copa do Mundo de 2026 nesta terça-feira (23). Trata-se de Michel Kuka Mboladinga, o torcedor da República Democrática do Congo que se tornou um símbolo da seleção ao homenagear o herói nacional Patrice Lumumba com uma pose estática e braço erguido durante toda a partida. Ele acompanhará o jogo contra a Colômbia, às 23h (horário de Brasília), válido pela segunda rodada do Grupo K.

Ele havia perdido a partida de estreia contra Portugal devido a restrições de viagem impostas pela epidemia de ebola no seu país.

Vestido com as cores da bandeira congolesa, Mboladinga reproduz a imagem da estátua de Lumumba, localizada em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. A homenagem, que consiste em permanecer imóvel por 90 minutos durante as partidas, chamou a atenção de torcedores e da mídia na Copa Africana de Nações de 2025, levando à sua convocação para a delegação oficial da seleção.

Após a ausência no primeiro jogo, a presença de Michel Kuka Mboladinga no confronto contra a Colômbia é aguardada com expectativa, levando sua representação de resistência e orgulho nacional ao palco mundial.


#Tribuna do Norte 
Patrice Lumumba: símbolo da luta anticolonial no Congo
COPA: Torcedor símbolo da RD Congo 'estreia' na Copa do Mundo nesta terça; entenda COPA: Torcedor símbolo da RD Congo 'estreia' na Copa do Mundo nesta terça; entenda Reviewed by CanguaretamaDeFato on 23.6.26 Rating: 5

El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026

| Foto: Adriano Abreu

No Rio Grande do Norte, o inverno, que teve início neste domingo (21) no Hemisfério Sul, será marcado por calor acima da média histórica e ventos reduzidos. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), que aponta o fenômeno El Niño como o principal influenciador do clima neste ano. Conforme explica o meteorologista Gilmar Bristot, a expectativa é de temperaturas elevadas e alterações sensíveis no comportamento dos ventos em todo o território potiguar.

O especialista detalha que os meses historicamente mais chuvosos no litoral são abril e junho, com um período que pode se estender, em alguns casos, até agosto, reiterando, ainda, a ocorrência de um período atípico de precipitações entre fevereiro e maio. “Já na segunda quinzena de julho teremos a diminuição das chuvas. A partir de agosto, consolida-se a diminuição do vento e o aumento da temperatura. Essas serão as características principais atuantes do inverno aqui no Estado neste ano”, afirma Bristot.


Segundo o meteorologista, o balanço que a Emparn faz para os próximos meses indica chuvas dentro da normalidade, principalmente no final de junho e início de julho. Esse cenário, contudo, deve sofrer uma transição abrupta logo em seguida.

“A partir da segunda quinzena de julho, as chuvas deverão começar a apresentar uma diminuição por influência do El Niño, que se caracteriza pelas águas mais aquecidas do Oceano Pacífico e causa um bloqueio atmosférico aqui no Nordeste, diminuindo a condição de chuvas”, destaca o especialista.

De acordo com Gilmar Bristot, o mês de junho seguirá dentro da normalidade da tendência de chuvas. Já em julho, o volume total ficará um pouco abaixo do esperado, encerrando-se o período com as condições de chuva enfraquecidas até agosto.

“No início do inverno, em junho e julho, não vamos sentir muito o efeito por influência do El Niño. Teremos chuvas no final de junho até meados de julho e, depois, vamos notar a diminuição das precipitações.

Geralmente, as chuvas no litoral vão até o final de julho. Este ano, com essa influência do fenômeno, teremos uma diminuição do vento e os sistemas meteorológicos não conseguirão trazer chuvas para agosto”, pontua.




#Tribuna do Norte 
El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026 El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026 Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal



Reconhecimento da Secretaria destaca a evolução da gestão fiscal potiguar, a transparência e a qualidade das informações.


O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual.

“Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.

A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.

Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais
Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria

A regulamentação é uma demanda histórica dos trabalhadores da limpeza urbana| Foto: Magnus Nascimento


Dezenas de garis se concentraram em frente à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), em Natal, nesta segunda-feira (22), durante uma paralisação de 24 horas que atingiu seis cidades do Rio Grande do Norte. A mobilização faz parte de um movimento nacional pela aprovação do Projeto de Lei 4.146/2020, que estabelece piso salarial, carga horária unificada e aposentadoria especial para a categoria. Não há indicativo de greve por tempo indeterminado.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp-RN), a paralisação ocorreu em Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Mossoró.

A proposta determina um piso salarial nacional para trabalhadores essenciais de limpeza urbana, além de benefícios como adicional de insalubridade, aposentadoria especial, vale-alimentação, cesta básica e plano de saúde.

O PL também garante normas de segurança no trabalho e no transporte dos profissionais. Além disso, o PL reconhece como atividades essenciais os serviços de coleta de resíduos, varrição de vias públicas, conservação de áreas urbanas e destinação adequada dos resíduos sólidos.



#Fonte: Tribuna do Norte 
Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria Garis cobram votação do PL que cria piso nacional e aposentadoria Reviewed by CanguaretamaDeFato on 22.6.26 Rating: 5

Rio Grande do Norte e Latam anunciam nova rota para a Argentina




Foto: Humberto Sales


O voo Natal-Buenos Aires será sazonal e estará em atividade, a princípio, de 15 de dezembro de 2026 a 28 de fevereiro de 2027

O Governo do Estado e a Latam Airlines anunciaram nesta sexta-feira (19), uma nova ligação direta para a Argentina. O voo Natal-Buenos Aires será sazonal e estará em atividade, a princípio, de 15 de dezembro de 2026 a 28 de fevereiro de 2027, com operações às terças, sextas e sábados. A Argentina é o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e também para o Rio Grande do Norte, onde teve um aumento de 313,2% no fluxo de passageiros, no período de janeiro a abril de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil – Anac.

Para a governadora Fátima Bezerra, esta nova rota internacional comprova que o Rio Grande do Norte é um destino turístico consolidado. “Importante frisar o trabalho competente que nossa equipe vem realizando com a promoção do destino e sobretudo com a política de incentivos fiscais que tem sido decisiva para a atração de novos voos nacionais e internacionais. Novos voos significam mais visitantes e mais desenvolvimento para o nosso povo”, destaca.

“A abertura da rota direta entre Natal e Buenos Aires representa um marco importante para a conectividade internacional do Rio Grande do Norte e para o fortalecimento do turismo no Nordeste. Ao ampliar nossa oferta para a Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, contribuímos para gerar mais oportunidades de negócios, movimentar a economia local e facilitar o acesso dos viajantes a destinos cada vez mais procurados por sua diversidade de experiências.” – Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Airlines Brasil.

De acordo com Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur, nenhum governo anterior ao da professora Fátima Bezerra atraiu tantas novas rotas internacionais regulares. “Antigamente eram 5 frequências semanais e só para Portugal. Agora, como essa nova rota, passamos a 21 operações semanais, unindo o Rio Grande do Norte à Portugal diariamente, à Argentina, pelos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, e a Montevidéu. Nós somos o segundo aeroporto do Nordeste com mais fluxo para a Argentina, que é o primeiro país no ranking de emissores de turistas internacionais não só para o Rio Grande do Norte, mas também para o Brasil. Nosso crescimento tem sido acima da média nacional e isso não é de graça, é resultado de muito trabalho e decisão política”.



#Fonte: Tribuna do Norte 

Rio Grande do Norte e Latam anunciam nova rota para a Argentina Rio Grande do Norte e Latam anunciam nova rota para a Argentina Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.6.26 Rating: 5

RN: Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil

Central do Cidadão da Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira | Foto: Sandro Menezes

A mais nova Central do Cidadão de Natal será inaugurada nesta segunda-feira (22). Localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da capital, a unidade recebeu um investimento de R$ 600 mil em reforma e adaptação, e oferecerá diversos serviços públicos à população. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h30 e terá presença da governadora Fátima Bezerra.

Inicialmente, a Central da Ribeira disponibilizará os serviços de emissão de carteira de identidade (RG), além de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Com a inauguração, Natal passará a contar com cinco Centrais do Cidadão, garantindo cobertura de Norte a Sul da cidade. Em todo o Rio Grande do Norte, já são 29 unidades em funcionamento, distribuídas em 24 municípios, reforçando a capilaridade dos serviços estaduais.



#Fonte: Tribuna do Norte




RN: Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil RN: Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.6.26 Rating: 5

Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano

O inverno de 2026 começou às 5h24 deste domingo (21), no horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.

 Os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

A previsão indica frio mais intenso no início da estação, com chuvas acima da média no Sul e possibilidade de pancadas fora de época no Sudeste e Centro-Oeste.

Já o Norte e o Nordeste devem continuar com tempo mais seco e quente.

Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.

“A tendência é que o começo do inverno seja marcado por mais episódios de frio. Nesse período, massas de ar de origem polar devem avançar com mais frequência pelo país e podem chegar até áreas do Norte do Brasil, provocando quedas bruscas de temperatura”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

Em setembro, nas últimas semanas da estação, cresce o risco de ondas de calor, sobretudo no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste.

Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano Reviewed by CanguaretamaDeFato on 21.6.26 Rating: 5

RN obtém redução significativa em índices de analfabetismo

Resultado representa uma redução significativa em relação aos 13,9% registrados em 2016| Foto: ascom seec

O Rio Grande do Norte alcançou em 2025 um marco histórico na educação. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, a taxa de analfabetismo do estado ficou abaixo dos 10%, atingindo 9,3%. O resultado representa uma redução significativa em relação aos 13,9% registrados em 2016 e aos 10,5% observados em 2024.

Os resultados positivos também aparecem nos níveis de escolarização. Entre crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%, consolidando a universalização do acesso à educação nessa faixa etária. Além disso, 96,3% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental na etapa adequada à idade, superando a meta de 95% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

“Esses números refletem o trabalho diário de professores, gestores, servidores, estudantes e famílias, além dos investimentos que estamos realizando desde a alfabetização das crianças até a Educação de Jovens e Adultos. Avançamos na permanência dos estudantes na escola, ampliamos o acesso à educação e fortalecemos políticas que garantem o direito de aprender em todas as etapas da vida. Ainda temos desafios importantes pela frente, mas os dados do IBGE confirmam que o Rio Grande do Norte está no caminho certo”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Para a secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, a redução histórica da taxa de analfabetismo demonstra a importância da continuidade das políticas públicas e da colaboração entre os diferentes entes federativos. “Os resultados refletem um trabalho permanente realizado em todo o território potiguar. Estamos investindo na alfabetização das crianças, mas também garantindo oportunidades para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em etapas anteriores da vida”, destacou.

A pesquisa revela ainda avanços entre os jovens. A proporção de pessoas de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham caiu para 21,4%, o menor índice da série recente, representando uma redução de 2,5 pontos percentuais em comparação com 2024. Entre as mulheres, a queda foi ainda mais expressiva, passando para 25,2%.

Os resultados são acompanhados pelo fortalecimento das políticas públicas de alfabetização desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos. Entre elas, destaca-se a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), estruturada em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Um dos principais marcos desse processo foi a adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, fortalecendo a articulação entre as redes de ensino.

A política conta com uma rede de articuladores estaduais, regionais e municipais que acompanham diretamente a implementação das estratégias pedagógicas nos territórios. Entre as iniciativas desenvolvidas estão a distribuição de materiais complementares de alfabetização para mais de 190 mil estudantes, a implantação de Cantinhos de Leitura nas escolas e a concessão de bolsas destinadas à formação continuada e à mobilização educacional nos municípios. Outro eixo estratégico é o fortalecimento do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), ferramenta que permite acompanhar continuamente o desempenho dos estudantes e orientar intervenções pedagógicas com base em evidências.

O enfrentamento ao analfabetismo também ocorre por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade que atualmente atende cerca de 24 mil estudantes em todo o estado. A rede estadual oferta a EJA em 202 escolas, garantindo oportunidades de escolarização para pessoas que não concluíram seus estudos na idade regular.

Desde 2021, o RN desenvolve a Política de Superação do Analfabetismo, iniciativa financiada com recursos próprios do Estado e articulada com programas federais. A ação já alfabwetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares.


#Fonte: Tribuna do Norte 


RN obtém redução significativa em índices de analfabetismo RN obtém redução significativa em índices de analfabetismo Reviewed by CanguaretamaDeFato on 20.6.26 Rating: 5

ELEIÇÃO: Presidente Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro 31% no 1º turno, aponta Datafolha







O presidente Lula, do PT, lidera as intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial. Pesquisa Datafolha divulgada, neste sábado (20), mostra Lula com 41%. Em segundo lugar aparece o senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 47% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 43%. Brancos e nulos somam 8%, e 1% não soube responder.

O Datafolha também testou outros cenários de segundo turno. Contra Ronaldo Caiado, Lula venceria por 47% a 41%. Contra Romeu Zema, o presidente teria 48%, contra 39% do ex-governador de Minas Gerais.

O levantamento foi feito entre quarta (17) e sexta-feira (19). 
No primeiro turno, os outros nomes aparecem bem atrás de Lula e Flávio Bolsonaro.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Superior Tribunal Eleitoral com o número BR-09956/2026.

#Fonte: CBN/ Fotos: Ricardo Stuckert/PR/Carlos Moura/Agência Senado
ELEIÇÃO: Presidente Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro 31% no 1º turno, aponta Datafolha ELEIÇÃO: Presidente Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro 31% no 1º turno, aponta Datafolha Reviewed by CanguaretamaDeFato on 20.6.26 Rating: 5

Janja convoca população para fazer parte do ‘lado do bem’ e ser porta voz de Lula




A primeira-dama Janja da Silva publicou um vídeo neste sábado (20), convocando apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma mobilização digital em defesa do governo.

Na gravação, ela convida os simpatizantes a atuarem como “porta-vozes” do presidente, fazerem parte do chamado “lado do bem” e a ajudarem a divulgar as realizações da gestão federal.

No vídeo, a primeira-dama faz referências à saga Star Wars e compara os participantes a “Jedis” na missão de combater a desinformação
Janja convoca população para fazer parte do ‘lado do bem’ e ser porta voz de Lula Janja convoca população para fazer parte do ‘lado do bem’ e ser porta voz de Lula Reviewed by CanguaretamaDeFato on 20.6.26 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.